sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Governo Marconi Perillo: buscando soluções!





Política & Justiça


Marconi propõe força-tarefa no Entorno
Governador defende parcerias que possam melhorar infraestrutura da região. Tucano participa da abertura do novo Fórum de Águas Lindas

Da redação

O governador Marconi Perillo propõe realizar uma força-tarefa no Entorno de Brasília. Após ter criado o gabinete de Gestão da Representação de Goiás no Distrito Federal neste mandato, ele anunciou ontem, em Águas Lindas, a criação de um gabinete de Segurança Pública para o Entorno. Marconi disse que se reuniu ontem com o secretário do Entorno, Gastão Leite, e o secretário de desenvolvimento econômico do GDF, José Moacir de Sousa Vieira, buscando implementar a proposta de unir os governos estadual, federal, de Brasília e as prefeituras do Entorno na elaboração de um plano que tem como objetivo resgatar a cidadania da população da região e atuar na busca de soluções para os problemas da área de educação, saúde, transporte e infraestrutura.

Em coletiva à imprensa, após solenidade de inauguração do novo Fórum de Águas Lindas, Marconi informou que solicitou encontro com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, nos próximos dias, para discutir sobre essas questões e sinalizou para a possibilidade de ajuda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em relação ao treinamento e pagamento de policiais que vão atuar na região, principalmente para os novos policiais concursados.

O governador lamentou a falta de investimentos no Entorno nos últimos quatro anos e reforçou que a região será contemplada com muito trabalho e realizações em seu governo. “Nesses últimos quatro anos, muito pouco foi feito em relação a investimento e em apoio aos prefeitos. Faltou uma visão municipalista e o Entorno ficou esquecido. Nós vamos retomar as parcerias com as prefeituras, consolidar a parceria com o GDF e o governo federal”, afirmou o tucano.

Marconi falou sobre algumas prioridades para a região, como a criação de um Fundo para requalificar os presídios e preparar para a construção de novos. Ele destacou a criação de mais dois IMLs, duas unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mais três ou quatro aeródromos. Em relação à área da saúde, falou que vai envidar esforços para a conclusão dos hospitais de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, do Hospital Materno de Valparaíso e Hospital de Novo Gama.

O governador anunciou projetos de melhoria para o tráfego na região, com obras nas malhas viárias e ferroviárias. “É preciso requalificar a ferrovia ligando a Rodoferroviária de Brasília até Luziânia, isso desafogaria enormemente o tráfego da BR-040. Vamos trabalhar para, em parceria com o GDF, duplicar a BR-020 até Planaltina de Goiás, duplicar o acesso a Santo Antônio do Descoberto e buscar alternativa para o Entorno Norte”, disse.

Sobre as futuras parcerias, lembrou que desde o ano passado já havia procurado o governador do Distrito Federal e explicado a ele a viabilidade e importância desses acordos para o bem-estar da população não só do Entorno, mas para todos que visitam a região. “Eu disse no encontro com o governador do Distrito Federal, em dezembro, que é muito barato investir nas parcerias com Goiás e com as prefeituras.”


Conquista

O governador declarou-se satisfeito com o anúncio da conurbação telefônica entre Entorno e DF feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já que trabalhou durante dois anos, enquanto senador, pela viabilização do projeto, que foi um de seus compromissos de campanha. “Na semana passada, a Anatel divulgou a conurbação telefônica entre o Entorno e Brasília e esse foi um trabalho que realizei nos últimos dois anos como senador em parceria com os prefeitos e isso foi um fruto profícuo do nosso trabalho”, lembrou. Marconi participou também do lançamento da Pedra Fundamental do Águas Lindas Shopping, cuja inauguração está prevista para maio do próximo ano e irá gerar 1.500 empregos diretos.


Valorização da cultura do Estado

Representantes de entidades culturais de Goiás foram recebidos ontem em audiência pelo governador Marconi Perillo. Segundo o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Geraldo Coelho Vaz, o objetivo do encontro foi o de manifestar votos de sucesso ao novo governo. “Queremos manifestar nossa alegria por tê-lo como o governador da cultura. Estaremos juntos nos próximos quatro e, quem sabe, oito anos”, declarou Vaz.

Marconi, celebrado por todos como o governador que mais valorizou as atividades culturais de Goiás em seus governos passados, disse que as portas do Palácio continuarão abertas para o segmento. Defendeu que os presidentes ou representantes comecem a discutir a formação do Conselho de Cultura com o presidente da Agepel, Gilvane Felipe, e sugeriu a instituição do Fórum de Cultura, um organismo que se assemelharia ao Fórum Empresarial e que, no máximo de 90 em 90 dias pudesse se reunir com o próprio governador para discutir as demandas do setor.

Convidado, Marconi aceitou o convite para comparecer à abertura do 1º Encontro das Academias de Letras Municipais do Estado de Goiás, que será realizado em março na cidade de Palmeiras de Goiás. À audiência com Marconi Perillo compareceram a presidente da Academia Feminina de Letras, Heloísa Helena de Campos Borges; o presidente da União Brasileira de Escritores, Edival Lourenço, e a secretária-geral, Cecília Mello; o presidente e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Aidenor Aires, e Geraldo Coelho Vaz; o presidente da Academia Goiana de Letras, Helio Moreira; a presidente da Academia Goianiense de Letras, Maria Luisa Ribeiro, e José Mendonça Teles, do Instituto Cultural que leva seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário