sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Marconi Perillo: recepção ao Ministro Alexandre Padilha

GOVERNO DE AÇÃO


Governador recebe ministro da saúde e sela parcerias com governo federal

Ao receber o ministro da saúde, Alexandre Padilha, para tratar sobre o risco iminente de um surto de dengue no Estado, o governador Marconi Perillo acertou com ele parcerias, envolvendo o governo federal, para combater preventivamente uma possível epidemia em Goiás. O encontro, que a princípio abordaria apenas uma questão da saúde, ganhou contorno político quando o ministro que falou em nome do governo federal, o governador e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, decidiram reafirmar parcerias, se sobrepondo às questões partidárias e se dispondo a trabalhar na perspectiva de defender o Estado de uma epidemia.

Em discurso, Alexandre Padilha disse que o encontro simbolizava o dia em que governo federal, estadual e prefeituras selaram uma grande parceria, independente de partidos políticos. “Para mim, esta data marca o dia em que nós vamos iniciar uma grande parceria entre governo federal, governo estadual, os governos municipais e a sociedade goiana, independente dos partidos políticos que cada um possa ter. Venho aqui por uma orientação clara e explícita da presidenta Dilma: a disputa partidária acabou no final das eleições. A partir do dia 1 de janeiro, o que interessa são as necessidades de saúde do povo brasileiro e do povo do Estado de Goiás. Esse enfrentamento que nós vamos fazer de combate à dengue é como se fosse também um teste de parceria, de convivência”, anunciou.

Em seguida, o ministro ressaltou a importância de todos os setores sociais agirem em conjunto contra a dengue e sinalizou para a resolução do problema de saneamento público em todo o País. “Não vamos acabar com a dengue se não resolvermos o problema de saneamento público do país. Se não tiver uma ação combinada com quem cuida das rodovias, sem a ajuda da secretaria de turismo para aproveitar a rede hoteleira para ajudar as pessoas, Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Pública”, disse.

O secretário de Saúde, Antônio Faleiros, também ressaltou que as três esferas do poder devem se unir para conscientizar a população sobre o combate à doença. O prefeito Paulo Garcia, que discursou em seguida, reforçou a união entre os governos.


A exemplo do que defendeu durante todo o processo de campanha eleitoral, Marconi Perillo reforçou que está trabalhando para estabelecer um alto nível de ações entre as esferas de poder. O governador exortou todos a “darem as mãos” pela saúde do Estado. Ao ministro, Marconi elogiou a postura da presidente Dilma Rousseff de agir a favor dos Estados, acima de questões partidárias. “Sua presença revela que o discurso da presidente Dilma quando tomou posse, e eu estava presente, foi um discurso que guardou relação entre a intenção e a prática. Sua presença revela o alto nível das relações que pretende ter o governo federal em relação aos governos estaduais e municipais. Quero enfatizar o alto nível de relação que pretendo ter com os prefeitos, independente de partidos. Esse é um momento ímpar. Nós estamos aqui suprapartidariamente defendendo uma causa, que é a causa da saúde das pessoas, principalmente das mais pobres”, declarou.

O governador pediu a todos que lutassem pela melhora do Hospital das Clínicas e reassumiu o compromisso eleitoral de construir o Hospital da Mulher, de forma que governo e prefeitura trabalhem juntos por uma conquista da sociedade. “O Hospital das Clínicas é uma bandeira de todos nós. O Hospital da Mulher é um compromisso eleitoral nosso e vamos cumpri-lo? Mas por que não fazermos juntos? Por que exclusividade, sobreposição? Por que não acertar uma parceria? O importante é ser construído”, frisou.

Ao agradecer a visita do ministro, Marconi pediu a ele que transmitisse à presidente Dilma votos de êxito na administração dela. “Tenho muita confiança técnica nela. Politicamente sempre tivemos de lados opostos, mas sempre nos respeitamos. Diga a ela que desejo muito sucesso. Da nossa parte, vamos torcer a favor do Brasil, a favor dela, e de uma parceria que busque resultados positivos para nosso Estado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário