sexta-feira, 19 de junho de 2009

Marconi ajuda viabilizar a Ferrovia Norte-Sul




Diário da Manhã


Emenda de Marconi garante R$ 400 mi para Norte-Sul


19/06/2009

A construção da Ferrovia Norte-Sul foi incluída como prioridade na meta orçamentária do próximo ano. A emenda de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) destina R$ 400 milhões às obras da ferrovia e foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que tem direito de apresentar até cinco emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010.


Durante a reunião na Comissão, o senador Marconi Perillo ressaltou a importância da ferrovia. Segundo ele, a “Norte-Sul é um dos maiores projetos de integração nacional, uma importante artéria para o escoamento da produção brasileira agrícola e industrial. Termina no Maranhão, corta o Tocantins e Goiás, passa por São Paulo, boa parte do Paraná e deriva para o Mato Grosso do Sul”.


Marconi lembrou ainda que os 900 quilômetros de ferrovia que atravessam o Estado de Goiás vão representar a geração de empregos para a Região Centro-Oeste, que cresce duas vezes e meia a mais que a média nacional das outras regiões. "Temos que lutar para ver os recursos garantidos, já que não foram acolhidos nos orçamentos passados", disse.


As outras emendas acatadas pelo relator, senador Delcídio Amaral (PT/MS), referem-se às obras na BR-262, estudos de viabilidade e projetos de infraestrutura de transportes, e apoio ao programa Luz para Todos, para atendimento de localidades isoladas do País que não possuem rede elétrica.


Delcídio explicou que não é mera coincidência o fato de a maioria das emendas aprovadas beneficiarem a Região Amazônica e o Centro-Oeste. Segundo o senador do Mato Grosso do Sul, essa é uma demonstração das carências de infraestrutura dessas localidades, em especial nas áreas de energia e de estradas. As emendas seguirão para a Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário