quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sem papas na língua!!

O Popular

Opinião

Eu protesto!

Carlos Alberto Leréia

Dizem que não tenho papas na língua e que o meu discurso é duro e áspero. Sou assim mesmo: falo o que penso e não fico em cima do muro. Não tenho medo de cara feia e nem de desagradar aos poderosos de plantão.

Aprendi com o ex-governador Henrique Santillo, que combateu de peito aberto a ditadura militar e foi injustiçado pelo PMDB de Goiás, que um homem público vale pelas suas palavras, não pelo seu silêncio.

Por isso, não poderia ficar calado diante da tentativa de destruição do patrimônio político do senador Marconi Perillo. Um patrimônio, diga-se, construído à custa de muito trabalho e sacrifício. A ousadia de Marconi ao virar a página da história de Goiás – primeiro, derrotando o coronelismo em 1998 e, depois, realizando uma gestão inovadora no Estado – merece respeito e reconhecimento.

A repetição dos ataques contra Marconi tornou-se revoltante porque compõe um cenário deprimente de deslealdade. Para justificar a inoperância, a incompetência, o marasmo, a inércia a que o Estado se submeteu nos últimos anos, aprendizes de feiticeiro arquitetaram uma campanha de mentiras no surrado estilo nazi-fascista de Joseph Goebbels: repetir a mentira, repetir, repetir mil vezes, até que ela se transforme em verdade.

A estratégia de demonização de Marconi entrou na ordem do dia para cobrir a falta de resultados do governo. Antes dissimuladas, as estocadas passaram a ser desferidas sem nenhum escrúpulo. Estamos assistindo a um espetáculo de ingratidão jamais visto na história política de Goiás. Essa é a verdade pura e cristalina que está na ponta do punhal cravado nas costas do senador Marconi Perillo sob o frenético aplauso de Iris Rezende e Maguito Vilela.

Não posso concordar com essa conspiração rasteira que beneficia os adversários históricos da base aliada. Considero inaceitável que ao senador Marconi Perillo sejam imputadas todas as mazelas do Estado, ainda mais por gente que não tem votos sequer para se eleger síndico de prédio.

Tenho, sim, autoridade para criticar a conduta daqueles que investem hoje contra Marconi, os mesmos que ontem não foram capazes de levantar uma palavra negativa sobre a sua pessoa. E tenho autoridade porque, em 2002, enquanto muitos dos que estão empoleirados no governo desprezavam Alcides Rodrigues, defendi publicamente a manutenção do seu nome como vice na chapa encabeçada por Marconi que resultou vitoriosa. Em 2006, novamente jogando às claras, declarei apoio público a Alcides pelas qualidades que enxergava nele à época: “Lealdade, companheirismo, ausência de arestas e capacidade de diálogo político com a base aliada”.

Os governos de Marconi Perillo caracterizaram-se pelo grande salto de desenvolvimento que proporcionaram a Goiás. Não vou me silenciar diante da campanha de desconstrução do senador Marconi Perillo e das administrações do tempo novo.


Carlos Alberto Leréia é deputado federal (PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário