quinta-feira, 4 de junho de 2009

Diário da Manhã

Política e Justiça

PSDB Mulher celebra 10 anos com Marconi e Aécio

Participantes do encontro pedem retorno do senador ao governo do Estado. Mineiro se diz animado com 2010

04/06/2009

“Marconi, de novo, para o bem do povo!” Com esse grito de guerra, o senador Marconi Perillo (PSDB) foi recebido pelas mulheres goianas que chegaram ontem (quarta-feira) a Brasília para o Fórum Nacional que comemora dez anos do PSDB Mulher. O encontro reuniu a alta cúpula tucana, além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Ao lado do presidente do partido, Sérgio Guerra, das senadoras Lúcia Vânia (PSDB) e Marisa Serrano (PSDB-MS) e da deputada Raquel Teixeira, Perillo destacou que “o papel das militantes do PSDB na eleição do ano que vem é muito importante”. O senador goiano não poupou críticas ao governo do presidente Lula, que caracterizou como medíocre. “Teremos um candidato a presidente que irá enfrentar uma candidata a presidente. Vamos enfrentar um governo populista e medíocre, mas que investe fortemente em mídia.”

Também bastante aplaudido, o governador Aécio Neves criticou a resistência da cúpula do governo em investigar a Petrobras com uma CPI. “O Brasil precisa parar de temer CPIs, ser transparente. Saio desse evento certo de que temos a força, de que podemos entrar nas vielas do País com o queixo erguido e dizer: ‘Eu sou tucano’”, afirmou.

A ala feminina do PSDB reuniu mais de 200 tucanas que participaram do lançamento da Medalha Professora Ruth Cardoso. A partir de 2010, segundo o partido, a honraria será conferida pelo PSDB Mulher a mulheres, homens e instituições que contribuam para a erradicação da pobreza e o avanço das conquistas das mulheres.

PATATIVA

Uma das maiores figuras da cultura popular brasileira de todos os tempos. Poeta, compositor, improvisador e cordelista. O maior poeta popular do Brasil. Um homem do povo. Essas foram algumas das formas pelas quais Marconi referiu-se a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, homenageado pelo Senado ontem à tarde em virtude do seu centenário.“

É justamente na aparente contradição entre sofrimento e bravura, entre privação e valentia, que reside a extrema relevância desta sessão: trata-se de uma verdadeira loa ao caráter e à fibra do povo brasileiro, um povo que nunca desiste de lutar, mesmo quando as adversidades parecem invencíveis”, afirmou Marconi Perillo.

O senador descreveu os principais fatos da vida de Patativa do Assaré, que perdeu o pai aos 9 anos de idade e, a partir daí, passou a trabalhar na roça para sustentar a mãe e os irmãos mais novos. Ainda criança, depois de ouvir pela primeira vez a leitura de um cordel, ele entendeu que também poderia fazer versos. E nunca deixou de fazê-lo e também de cantar, até o final de sua vida.

Marconi Perillo destacou que Patativa do Assaré deixou como grande legado a maneira como utilizou a literatura de cordel para denunciar a seu próprio povo e ao restante do País as injustiças sociais existentes no Nordeste. Antes do pronunciamento de Perillo, que presidiu a sessão de homenagem, o senador César Borges (DEM-BA) também celebrou o poeta e o Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário