terça-feira, 30 de junho de 2009

Marconi na preservação do Araguaia!


Diário da Manhã

Cidades

Marcos Coelho

30/06/2009

Marconi lança projeto para julho

O senador Marconi Perillo lança, no dia 3 de julho, o Projeto Araguaia Ativo. Nas férias de julho, a população e visitantes das cidades de Aragarças e Aruanã estarão engajados no projeto, que tem como objetivo garantir a sustentabilidade do meio ambiente, aliado à cultura, por meio das exposições itinerantes da coleção Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia. O objetivo é conhecer a realidade dos ribeirinhos e levantar problemas do Rio Araguaia, que serão discutidos em sessão especial.A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás se aliou à iniciativa do senador, que tem o aval do Senado Federal e apoio do Ministério da Cultura e de empresas cidadãs de Goiás. A abertura oficial acontece no próximo dia 3, em Aragarças, e permanece até o dia 11de julho, na Av. Beira Rio (Platô de Retenção). Em seguida, a caravana itinerante segue para Aruanã, onde a abertura está programada para 14 de julho. Os trabalhos devem ser concluídos no dia 26. O senador ainda não definiu em sua agenda em quais dias estará presente no Araguaia.

Debates

Com o projeto, o senador Marconi Perillo e os coordenadores do programa vão realizar um ciclo de debates, com moradores das regiões e visitantes, com o objetivo de elaborar um documento de reivindicações e sugestões a ser apresentado em uma sessão especial na Assembleia Legislativa, prevista para a terceira semana de agosto, com enfoques na sustentabilidade do Rio Araguaia.


Os temas que serão debatidos com a população ribeirinha estão relacionados à sustentabilidade, proteção ambiental, turismo sustentável e a realidade dentro e fora da temporada de pesca. Na ocasião do projeto, o autor, Otoniel Fernandes, vai apresentar a Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia, um livro com breve levantamento histórico, coleção de imagens fotográficas e reprodução de 50 telas em óleo com a temática do Rio Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário