quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Existem pesquisas e Pesquisas!!

Diário da Manhã

Política e Justiça

Warlem Sabino

Marconi e Serra saem na frente em Goiás
26/08/2009



O senador Marconi Perillo (PSDB) arrancou na frente para a corrida sucessória em Goiás, com números que mostram a polarização da disputa e até a possibilidade de definição em turno único. Os dados são da pesquisa Ecope/DM de agosto, com levantamento estatístico em 33 municípios goianos, nos quais foram ouvidos 5.550 eleitores. O governador paulista José Serra (PSDB), pré-candidato à sucessão de Lula, também poderia ser eleito pelos goianos na primeira votação. Como a disputa ainda não tem candidatos oficiais, foram sugeridos os nomes mais cotados pelos partidos políticos, cujas candidaturas já foram lançadas extraoficialmente ou admitidas em público pelos próprios pretendentes.

Com 49,4% dos votos, Marconi é o primeiro colocado, seguido pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), com 37,1%. Ambos se distanciam dos demais postulantes, que, juntos, não ameaçam a polarização da disputa e até abrem possibilidade de definição no primeiro turno.
A um ano e meio das eleições, o nível de indecisão é relativamente pequeno, mas pode representar um eleitorado que migra de acordo com o posicionamento dos líderes. Dos entrevistados, 6,9% ainda não sabem em quem votar, e 2,8% declaram que não votariam em nenhum dos nomes colocados na pesquisa estimulada pelo Ecope.

Caso essa mesma proporção de preferência recaia sobre os eleitores indecisos, e ainda desconsiderando os votos que seriam anulados, Marconi receberia 54,4% dos votos válidos, e Iris, 39,6%. A pesquisa testou essa polarização, colocando somente os dois nomes em uma cartela estimulada. Apresentados dessa maneira, Marconi subiu para 57,1% e Iris ficou com 42,9%.

 Como a corrida está apenas no começo, ganha importância o peso (ou a rejeição) que cada candidato tem que carregar para conseguir um crescimento na disputa. O mais pesado deles é Ronaldo Caiado (DEM), que é o campeão de rejeição do eleitorado. Ele recebeu 3,5% de aprovação, contra 21,9% que declararam jamais dar seu voto ao deputado. Acima de Caiado está Henrique Meirelles, que aparece com 5% das intenções de voto e o dobro de rejeição (11,1%). Rubens Otoni, que vem sendo sugerido por correntes do PT, foi o preferido de 3% dos eleitores, mas recebe o triplo disso como índice de rejeição (9,7%). O vice-governador Ademir Menezes (PR) também foi sugerido na pesquisa estimulada e recebeu 1,6% da preferência do eleitorado e cinco vezes este índice como rejeição do mesmo público (10%). O último colocado entre os nomes apresentados foi Washington Fraga, do PSol, com 0,4%, mas rejeitado por 9,9% do eleitorado.

Entre os preferidos do eleitorado, Iris carrega o maior fardo, com 12,6% de rejeição. O menos rejeitado, com 8,3%, é Marconi, que, por este critério, mostra-se mais leve para a disputa. Como o caminho ainda é longo, a combinação entre a vantagem da preferência e o fantasma da rejeição pode definir quem tem fôlego para chegar à reta final.

Primeiro turno

A possibilidade de definição em votação única pode ser reforçada pela desistência de alguns pré-candidatos apresentados na pesquisa. Ademir, por exemplo, já anunciou campanha para deputado federal, e Caiado vem declarando que não aceita ficar “no banco de reservas”, dificultando aliança com os demais partidos. Com menos candidatos, a disputa entre Marconi e Iris poderia (com os números de hoje) se encerrar no primeiro embate, conforme a pesquisa Ecope/DM.

 Recurso petista ajuda PSDB

Se os números em Goiás são favoráveis a Marconi Perillo, serão muito mais se ele utilizar em campanha o argumento disseminado pelo PT na última eleição municipal, segundo o qual “seria melhor para todos eleger um amigo do presidente”. Isto porque o governador tucano José Serra vem na dianteira da preferência dos goianos na disputa presidencial. Pelos números do Ecope/DM, o calejado governador paulista está isolado na preferência dos goianos, com 41,1% dos votos. O segundo colocado em Goiás seria Ciro Gomes (que ainda não se declarou candidato), com 16,9%, e somente então aparece a candidata oficial de Lula, Dilma Rousseff, empatada em 10,3% com o eleitorado ainda indeciso. A ex-petista Heloísa Helena (provável candidata pelo PV) já aparece com 8,3% da preferência, seguida pelo governador de Minas, Aécio Neves, com 6,7%.

O fato de aparecerem dois nomes do PSDB na disputa dá a Serra a possibilidade de escolha em turno único entre os eleitores goianos. Sem Aécio no páreo, o governador paulista ultrapassaria em 50% os votos, principalmente se conquistasse 40% dos votos indecisos.

Pulverização favorece tucano

Se as candidaturas se pulverizarem em Goiás, a possibilidade de segundo turno também seria favorável ao tucano Marconi Perillo em 2010. A dianteira de Marconi sobre o prefeito Iris Rezende (PMDB) foi facilitada pela dança dos números em Goiânia, onde a dianteira de Iris teve queda nos últimos meses. De acordo com pesquisa Ecope/DM divulgada na semana passada, de maio a agosto, Marconi subiu 5,5% (de 33,0% para 38,5% da preferência em Goiânia), enquanto o prefeito Iris teve queda de 4% (de 47,7% para 43,7% das intenções de voto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário