segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Repercussão da visita de Lula

Jornal Opção - 16 de agosto de 2009

Afonso Lopes
afonsolopes@uol.com.br


PRE­SI­DEN­TE LU­LA

En­tre dois amo­res

No balanço da visita presidencial a Goiás não se sabe ainda qual é o nome preferido de Lula para disputar com Marconi

Mui­to di­fí­cil con­clu­ir al­gum ba­lan­ço po­lí­ti­co so­bre a vi­si­ta do pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va em re­la­ção ao can­di­da­to pre­fe­ri­do por ele pa­ra en­fren­tar Mar­co­ni Pe­ril­lo no ano que vem na dis­pu­ta pe­lo go­ver­no do Es­ta­do. Fo­ram du­as as opor­tu­ni­da­des pa­ra ele dar al­gu­ma di­ca so­bre seu un­gi­do. A pri­mei­ra, em Aná­po­lis, ele en­cheu a bo­la do pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, es­pe­ci­al­men­te quan­to à sua ad­mi­nis­tra­ção à fren­te do BC. A se­gun­da, na Pra­ça Cí­vi­ca. E ali o jo­go ter­mi­nou ze­ro a ze­ro. O pre­si­den­te não apon­tou seu co­bi­ça­dís­si­mo de­do nem pa­ra o pre­fei­to Iris Re­zen­de e nem pa­ra Mei­rel­les.

Com­pre­en­sí­vel o co­me­di­men­to do pre­si­den­te so­bre os tais can­di­da­tos ao go­ver­no? Tal­vez sim, tal­vez não. Por um la­do, Lu­la sa­be de cor e sal­te­a­do que o pre­fei­to Iris Re­zen­de Ma­cha­do é ho­je mui­to mais can­di­da­to, e com mui­to mai­or po­ten­ci­al, do que Hen­ri­que Mei­rel­les. Mas ele sa­be igual­men­te que se apo­i­ar Iris de for­ma ata­ba­lho­a­da, tra­to­ran­do quem es­ti­ver pe­la fren­te, mui­to pro­va­vel­men­te es­ma­ga­rá tam­bém qual­quer chan­ce de so­mar o PP, do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, pa­ra a gran­de co­li­ga­ção que ele pre­ten­de pa­tro­ci­nar em Go­i­ás. E o pre­si­den­te tam­bém não po­de sim­ples­men­te des­tro­nar Iris de sua pre­fe­rên­cia e op­tar por Mei­rel­les, por­que aí fa­ria exa­ta­men­te o opos­to em di­re­ção con­trá­ria, dei­xan­do o PMDB go­i­a­no pe­ri­go­sa­men­te des­con­ten­te.

Ou se­ja, Lu­la pas­sou des­cal­ço sob o bra­sei­ro po­lí­ti­co de sua ba­se e fez tu­do o que era pos­sí­vel pa­ra não tor­rar os pés e nem tro­cá-los pe­las mãos. Não se de­cla­rou por Iris Re­zen­de por­que co­nhe­ce as di­fi­cul­da­des que o PP te­ria de apo­i­ar o pe­e­me­de­bis­ta de ba­te-pron­to. Não in­di­cou Mei­rel­les por­que cau­sa­ria um de­sar­ran­jo to­tal nas re­la­ções po­lí­ti­cas com os pe­e­me­de­bis­tas. O úni­co si­nal que ele emi­tiu foi que pre­fe­re uma só cha­pa re­u­nin­do to­dos os par­ti­dos de sua ba­se.

Par­tin­do do pon­to de vis­ta do pre­fei­to Iris Re­zen­de, que se mo­bi­li­zou pes­so­al­men­te pa­ra dar sub­stân­cia hu­ma­na ao gran­de co­mí­cio da Pra­ça Cí­vi­ca, a vi­si­ta de Lu­la po­de ter si­do um bo­ca­do frus­tran­te. Até por um de­ta­lhe que pra­ti­ca­men­te pas­sou em bran­co du­ran­te os dis­cur­sos. Iris elo­gi­ou Lu­la e Al­ci­des, que elo­gi­ou so­men­te Lu­la. E não de­ve ter si­do me­ra trai­ção da me­mó­ria, mas al­go de­li­be­ra­da­men­te in­ten­ci­o­nal.

A gran­de ques­tão que fi­ca ca­da vez mais for­te den­tro da ba­se lu­lis­ta em Go­i­ás de­ve­rá ga­nhar mais for­ça nos de­ba­tes in­ter­nos de­pois des­sa vi­si­ta do pre­si­den­te: com quem se­rá que o Lu­la vai fi­car? Ele dei­xou mui­to cla­ro que vi­ve es­sa du­a­li­da­de nos amo­res de uma só can­di­da­tu­ra.

O pro­ble­ma é quem nem a ma­te­má­ti­ca po­lí­ti­co-elei­to­ral me­lho­ra a equa­ção. Em te­se, a can­di­da­tu­ra do pre­fei­to Iris Re­zen­de Ma­cha­do é uma mão-na-ro­da pa­ra o pre­si­den­te Lu­la. Pri­mei­ro por­que for­ma­ria de ime­di­a­to um for­te pa­lan­que pa­ra a mi­nis­tra Dil­ma Rous­sef — ou pa­ra qual­quer ou­tro can­di­da­to ca­so ela saia do pro­ces­so. Em se­gun­do lu­gar, o po­ten­ci­al de Iris elei­to­ral­men­te é mui­to mai­or do que o de Mei­rel­les. Sem fa­lar no fa­to de que um sa­be exa­ta­men­te co­mo pe­dir vo­tos, en­quan­to o ou­tro te­ria que co­me­çar do ze­ro, apren­den­do passo a pas­so ca­da mo­vi­men­to da ar­te de ser um can­di­da­to re­al­men­te com­pe­ti­ti­vo.

Olhan­do des­sa for­ma, se­ria mui­to na­tu­ral que Lu­la op­tas­se ime­di­a­ta­men­te pe­la can­di­da­tu­ra do pre­fei­to e, mais do que is­so, co­lo­cas­se sua tro­pa de cho­que à dis­po­si­ção do PMDB. Por que, en­tão, ele não faz is­so? Sim­ples­men­te, por­que mes­mo sen­do uma op­ção pa­ra lá de ra­zo­á­vel, e até na­tu­ral, Lu­la não de­fi­ne o qua­dro lo­go pa­ra ten­tar até o úl­ti­mo mo­men­to man­ter o PP nas pro­xi­mi­da­des.

Even­tual can­di­da­tu­ra de Mei­rel­les sem o ex­plí­ci­to apoio de Lu­la, o que im­pli­ca­ria u­ma co­li­ga­ção que abran­ges­se o seu PT, es­ta­ria pré-con­de­na­da a mor­rer no meio do oce­a­no elei­to­ral, sem se­quer avis­tar a praia. E, nes­se sen­ti­do, há que se en­ten­der um cla­ro re­ca­do do pre­si­den­te du­ran­te en­tre­vis­ta pa­ra emis­so­ra de rá­dio de Aná­po­lis, a São Fran­cis­co-FM, de que Mei­rel­les só não po­de­rá ser can­di­da­to “pa­ra per­der”. Ou se­ja, se ele en­trar na dis­pu­ta, te­rá que con­tar com to­dos os exér­ci­tos exis­ten­tes, o que, en­tão, in­clu­i­ria tam­bém o PMDB. Lu­la per­ce­be que so­men­te o apoio do PP do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, con­tra as can­di­da­tu­ras de Mar­co­ni Pe­ril­lo e Iris Re­zen­de, é le­var Hen­ri­que Mei­rel­les a se trans­for­mar num náu­fra­go.

Tu­do is­so im­pli­ca ou­tras con­se­quên­cias po­lí­ti­co-par­ti­dá­ri­as. Sem a can­di­da­tu­ra de Mei­rel­les com apoio de Lu­la, o PP pa­la­cia­no te­rá mui­tís­si­mas di­fi­cul­da­des pa­ra evi­tar que as ba­ses pe­pis­tas se unam em tor­no da te­se de no­va co­li­ga­ção com o PSDB. Va­le lem­brar que o Pa­lá­cio já es­ta­rá na re­ta fi­nal de man­da­to, e que en­tão a pers­pec­ti­va de po­der pas­sa a ter mui­to mais va­lor den­tro da vi­da par­ti­dá­ria.

To­das es­sas com­pli­ca­das al­ter­na­ti­vas mos­tram que a si­tu­a­ção atu­al do se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo é mui­to boa. Ele tem um for­te re­call jun­to à po­pu­la­ção de Go­i­ás, o que sig­ni­fi­ca que, lo­go nas pri­mei­ras pes­qui­sas que se fi­zer so­bre as elei­ções, seu no­me es­ta­rá mui­to bem si­tu­a­do, se não na li­de­ran­ça ab­so­lu­ta. Sua co­li­ga­ção mí­ni­ma es­tá con­so­li­da­da, com PSDB, PTB e PPS, o que já lhe ga­ran­te pe­lo me­nos um quin­to do tem­po de cam­pa­nha ele­trô­ni­ca, no rá­dio e na te­vê. Além dis­so, seu no­me é dis­pa­ra­da­men­te o pre­fe­ri­do den­tro das ba­ses do DEM e do pró­prio PP, o que não fe­cha com­ple­ta­men­te a pos­si­bi­li­da­de de re­bel­di­as con­tra im­po­si­ções das cú­pu­las pa­ra co­li­ga­ções es­drú­xu­las. E ca­so con­si­ga so­men­te o apoio do DEM, seu tem­po de te­vê co­bri­rá en­tão um ter­ço do to­tal, con­si­de­ra­do por qual­quer es­pe­cia­lis­ta co­mo su­fi­ci­en­te pa­ra fa­zer uma cam­pa­nha ade­qua­da e até com al­gu­ma so­bra.

No fi­nal das con­tas, a vi­si­ta do pre­si­den­te Lu­la a Go­i­ás não pas­sou em bran­co, mas tam­bém não foi o cha­ma­do dia D. Ele cum­priu o fi­gu­ri­no de sem­pre, pro­me­ten­do fi­na­li­zar obras que es­tão pa­ra­das há mui­to tem­po, co­mo a do ae­ro­por­to San­ta Ge­no­ve­va, e até anun­ci­an­do ou­tras, co­mo a du­pli­ca­ção da BR-060. Nes­se sen­ti­do, Lu­la foi so­men­te pro­to­co­lar. Co­mo não ti­nha o que inau­gu­rar, além de me­nos da me­ta­de de um pro­gra­ma de 5 mil ca­sas po­pu­la­res, cur­tiu a fes­ta e foi-se em­bo­ra, dei­xan­do pa­ra sua ba­se em Go­i­ás as mes­mas dú­vi­das que exis­ti­am an­tes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário