segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Intercâmaras: sucesso absoluto!

Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


02/10/2009 - 11h15


O 3º Seminário do Intercâmaras será em Rio Verde, no dia 9

A Assembleia, dando prosseguimento ao Intercâmaras, vai realizar no próximo dia 9, sexta-feira, o 3º Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo, em Rio Verde, região Sudoeste do Estado. O seminário é destinado a prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, autoridades e lideranças. Nessa edição, serão envolvidas autoridades de 27 cidades da região.

A Assembleia Legislativa de Goiás, dando prosseguimento ao Intercâmaras, vai realizar no próximo dia 9, sexta-feira, o 3º Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo, que será realizado no município de Rio Verde, região Sudoeste do Estado. O seminário é destinado a prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, autoridades e lideranças de 27 cidades.

O seminário é parte do Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras), uma iniciativa da Assembleia goiana, que conta com o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados. De iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Helder Valin (PSDB), através da Escola do Legislativo, o objetivo é fortalecer os Legislativos, tanto municipais como o estadual, ao mesmo tempo em que pretende interiorizar as ações e atividades da Casa no Estado.

O Intercâmaras pretende, ainda, a integração entre os parlamentares estaduais, vereadores e outras lideranças locais por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates. A realização desses eventos busca o desenvolvimento institucional dos Poderes Legislativos estadual e municipais e o aperfeiçoamento técnico de vereadores, assessores e demais interessados.

Outro projeto que o programa pretende implantar é a disponibilização de um portal onde as Câmaras dos municípios goianos poderão hospedar suas páginas gratuitamente. Os Legislativos municipais contarão com o apoio técnico gratuito da Assembleia para a confecção de seus sites. O seminário será realizado das 8 às 18h30.


Nesta terceira etapa do Intercâmaras em Rio Verde, estarão participando lideranças de:


Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Castelândia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Porteirão, Portelândia, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Tuverlândia

Os próximos Seminários serão realizados nas cidades de Goiás, Ceres e Goianésia.


Na Cidade de Goiás, participam as Câmaras de: Araguapaz, Araçu, Aruanã, Britânia, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro, Damolândia, Guarataí, Inhumas, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, Novo Brasil, Sanclerlândia, Santa Fé e Taquaral.



Em Ceres, participam as Câmaras de: Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Crixás, Guarinos, Hidrolina, Ipiranga, Itapaci, Morro Agudo, Nova América, Nova Glória, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Terezinha, São Luis do Norte, São Patrício, Uirapuru e Uruana.


Em Goianésia, participam as Câmaras de: Barro Alto, Cocalzinho, Corumbá, Itaguari, Itaguaru, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Santa Isabel, Santa Rita, São Francisco e Vila Propício.


Palestras


Serão realizadas quatro palestras, entre elas a que trata do tema "Liderança e Agente Político do Século 21", sobre conceitos de liderar, características de um líder do setor público (assertivo, motivador, boa oratória), formas de influenciar pessoas, características do agente político x o "antigo" político, poder legítimo x autoridade, princípios do trabalho em equipe, postura motivadora, trabalhar as características do líder participativo e democrático x líder autoritário.


A palestra de "Técnicas Legislativas" vai capacitar os assessores parlamentares e vereadores no domínio da técnica e da redação legislativa e orientar o correto andamento do processo legislativo para a perfeita elaboração das proposições legislativas, à luz da legislação em vigor, a fim de qualificar assessores técnicos para as Casas Legislativas Municipais, possibilitando uma troca de experiências acerca do tema.


O tema "Processo Orçamentário" tem objetivo de capacitar os assessores parlamentares e vereadores nos aspectos estruturais dos instrumentos legais do orçamento público, identificar as características básicas do controle externo e do controle interno do planejamento governamental, conhecer as modernas técnicas de avaliação orçamentária e de planejamento governamental.


A "Introdução à Administração Pública e o Desenvolvimento Regional" visa capacitar os alunos a compreender os elementos teóricos-práticos sobre o universo da coisa pública necessários para aumentar a efetividade das ações de dirigentes públicos, contribuindo para o exercício de suas funções no cenário atual de mudanças nas políticas públicas e na condução do processo de inovação social em nível municipal.


Programação:

8h30 às 9h30: Credenciamento e café da manhã


9h30 às 10h30: Cerimônia de abertura


10h30 às 12h: Palestra - Liderança e o Agente Político do Século 21


12h00 às 13h30: Almoço


13h30 às 15h: Palestra - Técnicas Legislativas


15h às 16h30: Palestra - Processo Orçamentário


16h30 às 17h: Coffee Break


17h00 às 18h30: Palestra - Introdução à Administração Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário