quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Menos sacolas plásticas!!

O Popular

Economia

SACOLAS PLÁSTICAS


Programa incentiva consumo responsável

Será amanhã, às 11 horas, o lançamento do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas em Goiás. A iniciativa temo objetivo de implantar o consumo consciente de sacolas plásticas no Estado, por meio da melhoria da qualidade dessas embalagens e da educação do consumidor em saber usar de forma a não desperdiçar o produto e não descartá-lo inadequadamente.

O programa tem obtido resultados na redução do desperdício de sacolas plásticas, nos locais em que já foi implantado (São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul).O lançamento será realizado no Blue Tree Tower, às Rua 22, nº122, Setor Oeste.

Fora do padrão

Em Goiás, o Ministério Público Federal também está preocupado com a qualidade das sacolas plásticas utilizadas pelos supermercados e já realizou várias reuniões com supermercadistas e representantes do comércio para incentivar o uso de retornáveis.

Em maio deste ano, testes comprovaram que 70% de 20 amostras de sacolas plásticas utilizadas por grandes redes de supermercados de Goiânia estavam fora do padrão determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os testes foram encomendados pelo Ministério Público Federal (MPF) e realizados no Centro de Tecnologia de Embalagens, laboratório ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, a pedido do Instituto Nacional do Plástico (INP). O resultado foi divulgado em maio deste ano.

As amostras passaram por testes para verificar sua resistência ao peso das mercadorias. Uma sacola plástica considerada padrão de supermercado tem dimensão de 40 por 50 centímetros e deve resistir a seis quilos de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário