quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Marconi: precaução na análise de pesquisas!

Geraldo Magela/Ag. Senado

                                Senador Marconi Perillo (PSDB) primeiro na pesquisa

Diário da Manhã

Política e Justiça

Larissa Bittar

Pré-candidatos analisam pesquisa com precaução

Líder no levantamento, Marconi diz que eleitores reconhecem trabalho realizado em Goiás. Pepista afirma que é precipitado comentar números

Os principais citados na pesquisa Ecope/DM, publicada na edição de ontem do Diário da Manhã, consideraram positivos os resultados da pesquisa. O senador Marconi Perillo (PSDB) – que aparece com 47,4% das intenções de voto em cenário que disputa o governo estadual com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e Washington Fraga, candidato do PSol – foi cauteloso ao comemorar a vantagem sobre o principal rival Iris, que apareceu em segundo, com 39,1%.

“Uma pesquisa, a esta altura, reflete nada mais que a fotografia do momento. Como tenho dito em outras análises a respeito de pesquisas, recebo-a com alegria e satisfação pessoal por perceber que os goianos reconhecem o trabalho e o grande esforço empreendedor que fizemos para alavancar Goiás no desenvolvimento econômico, no desenvolvimento social, no apoio ao funcionalismo público. Recebo mais esta, calçando as sandálias da humildade, com os pés no chão, consciente de que não estamos no momento para a deflagração do processo eleitoral.”

O deputado federal Jovair Arantes (PTB), que já fechou apoio a Marconi, chamou atenção para dois dados da pesquisa. Um em que o tucano aparece mais forte no interior, que é seu principal oponente. O senador tem 50,2% das intenções de voto no interior do Estado, contra 36,5% do peemedebista. Em Goiânia, contudo, Iris lidera: 48,8% contra 37,3%. Segundo Jovair, o fato de ter a máquina municipal para administrar confere mais visibilidade ao prefeito na Capital. Acredita que, em época de campanha, essa diferença será reduzida e ambos se equipararão em Goiânia. Outro ponto que destaca são índices relativamente baixos apontados na Ecope/DM em relação à intenção de voto para o deputado Caiado e o secretário estadual da Fazenda Jorcelino Braga (PP), ambos ventilados para encabeçar terceira via na disputa em 2010.

“Sempre disse que essa tese de terceira via não tinha espaço. Há dois eixos políticos em Goiás e a pesquisa mostrou isso. Um comando por Marconi e outro pelo Iris”, disse. Procurado pelo DM, Caiado não comentou a pesquisa, assim como o presidente regional do PMDB, Adib Elias. O deputado federal Roberto Balestra (PP) também afirmou que é precipitado comentar números. Segundo o pepista, as pesquisas devem, ao menos até que os candidatos sejam anunciados, se limitar a análise interna dos partidos.

“Sondagens para deputados, senadores e governador só atrapalham quando publicadas nos jornais antes da hora. Principalmente em relação a eleições proporcionais. É igual olhar sexo de criança antes de nascer, tem gente que passa raiva antes, quando na verdade os resultados dependem de um trabalho de base que ainda está sendo feito”, diz Balestra.

Segundo citado, atrás de Caiado, para deputado federal, o deputado Jardel Sebba (PSDB), destaca que o crescimento de Iris (7,6 pontos) em relação a setembro e a queda de Marconi (2,6) não representa ameaça. “Quando chegar a campanha vai ser difícil acompanhar a onipresença de Marconi. O prefeito tem um teto de crescimento. Já o teto do Marconi é ilimitado.”

PRIMEIRO TURNO

Presidente do PSDB de Goiás, o deputado Leonardo Vilela considerou positiva a pesquisa. “O estudo mostra, com clareza matemática, que o senador vence as eleições no primeiro turno, em todos os cenários propostos”, disse. Segundo ele, essa é uma prova da consistência da pré-candidatura. A pesquisa trabalhou com três cenários, nos quais Marconi sempre enfrenta um adversário do PMDB e outro da chamada terceira via.

Na avaliação de Leonardo, a pesquisa mostrou que a disputa mais apertada seria a da primeira hipótese, quando são colocados os nomes de Iris e Caiado, além de Marconi. O tucano venceria no primeiro turno, com 51,36% dos votos válidos, já que os demais adversários somariam apenas 47,4%. Para o deputado, o segundo cenário, substituindo Iris por Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, como candidato peemedebista, teria resultado ainda mais positivo para o senador. Sua vitória no primeiro turno seria com 68,6% dos votos válidos.

Flávia

Embora não tenha ainda disputado eleição para a Câmara Federal, o nome da secretária de Cidadania e Trabalho, Flávia Morais (PDT), figurou entre os 12 mais votados na pesquisa. Assim mesmo, sete dos 12 já disputaram no mínimo duas eleições para o cargo, lembrou a secretária. Flávia recebeu, por exemplo, o mesmo percentual que o tucano Carlos Leréia, que já vem de dois mandatos. “E há que ressaltar o fato de que a minha candidatura ainda não foi massificada pela mídia.”

Demóstenes quer ampliar alcance no interior

Líder na sondagem para o Senado, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o senador Demóstenes Torres, que vai disputar a reeleição em 2010 informou ao DM que o objetivo é ampliar o eleitorado, conquistando base no interior.

A pesquisa Ecope/DM apontou que Demóstenes tem 14,5% das intenções de voto em Goiânia e 5,3% no interior do Estado. Os números são maiores que os dos adversários, mas o senador considera necessário campanha que alcance o interior como alvo eleitoral. “É natural que eu tenha mais aceitação na Capital, é onde há mais divulgação do meu trabalho e onde contrui minha carreira... Mas vou buscar formas para que meu trabalho no interior seja mais consistente.”

Demóstenes se disse satisfeito com os números da pesquisa e não quis citar adversário mais difícil de enfrentar. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), a senadora Lúcia Vânia (PSDB) e o senador Marconi Perillo (PSDB) foram os mais citados, depois de Demóstenes, na espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário