terça-feira, 27 de outubro de 2009

Marconi continua na frente!



Diário da Manhã

Política e Justiça

Warlem Sabino

Marconi mantém dianteira na Ecope/DM
Senador tucano tem 47,4% da preferência em Goiás e vê diferença diminuir para Iris, que sobe e chega a 39,1%

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera os três cenários sondados pela pesquisa Ecope/Diário da Manhã em Goiás, além de estar na frente também na enquete espontânea, na disputa pelo governo do Estado em 2010. Porém, o tucano, com 47,4%, registrou queda de 2,6 pontos percentuais em relação aos números de setembro, enquanto seu principal rival, o prefeito Iris Rezende (PMDB), alcançou 39,1% e subiu 7,6 pontos percentuais.

Na pesquisa estimulada, a força de Marconi foi testada em Goiás, Goiânia e interior com três cenários diferentes. No primeiro cenário, o qual deve se configurar no ano que vem, Marconi só não tem vantagem sobre Iris na sondagem na Capital – o prefeito tem 48,8% contra 37,3% do senador.

No segundo cenário, Marconi tem ampla vantagem sobre o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), nos números de Goiás – 59,4% contra 17%. Nos números de Goiânia, o neopeemedebista sobe para 24%, enquanto que o tucano cai a 51,2%. Em terceiro vem o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), com 9,1% em Goiás, 7,8% em Goiânia e 9,4% no interior.

No terceiro e último cenário, a novidade fica por conta da inclusão do nome do secretário estadual de Fazenda, Jorcelino Braga (PP), no lugar de Caiado. Mas, Marconi se mantém soberano e até amplia a vantagem. Ele chega a 63% em Goiás, contra 18,5% de Meirelles e 1,6% de Braga. O secretário tem uma ligeira alta nos números da Capital, com 1,8%, mas, ao menos por enquanto, não consegue decolar.

Na espontânea, quando o eleitor cita o nome preferido sem ver a cartela com os pré-candidatos, Marconi aparece praticamente empatado com Iris. Em Goiás, tem 14,3%, contra 12,7%. Na Capital, a situação se inverte, com o peemedebista saltando para 22,3% e o tucano fica com 16%. O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), é o terceiro mais lembrado, com 2,9%, seguido de Meirelles (2%) e o governador Alcides Rodrigues (PP), com 1,2%. Segundo o Ecope, a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição

Caiado, que articula formar terceira via para ter força para disputar o governo do Estado, é o campeão de rejeição, segundo a pesquisa Ecope/DM. O deputado e líder do DEM na Câmara Federal tem 29,5% de rejeição em Goiás. Do segundo ao sexto está todo mundo embolado. O segundo é o sindicalista Washington Fraga (PSol), com 14,1%; seguido de Marconi (14,1%), Iris (14%), Braga (13,6%), o vice-governador Ademir Menezes, do PR (13,6%) e Meirelles (10,6%).
Disse rejeitar todos 1,6% dos entrevistados em Goiás e garantiram não rejeitar ninguém 25% dos ouvidos.

Setembro


Segundo o Ecope/DM, em setembro, Marconi tinha 50% dos votos. Ele havia subido 0,6 ponto percentual em relação à mesma pesquisa de maio. Iris, por outro lado, havia caído de maio a setembro – 37,1% para 31,5%. No entanto, com os números de outubro, o peemedebista recuperou o tempo perdido e ainda registrou leve crescimento.

Meirelles, em maio, tinha 5% das intenções de votos; em setembro, 5,7%. Em outubro, pulou para 17%, triplicando a preferência do eleitorado. Porém, em setembro, o Ecope/DM fez a sondagem com Meirelles disputando com Iris. Como o executivo se filiou ao PMDB e não ao PP, como era a expectativa na época, cresceu com a força da nova sigla.

Serra lidera sucessão

Governador de São Paulo, José Serra (PSDB) lidera com folga a pesquisa de intenção de voto (estimulada) na disputa pela Presidência da República em 2010. O tucano tem 39,7% da preferência em Goiás, segundo os dados da Ecope/DM. Em segundo, bem deslocado do terceiro lugar, está o deputado federal Ciro Gomes (PPS-CE), com 17,5%. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está em terceiro, com 11,3%.

Vereadora em Maceió (AL), Heloísa Helena (PSol) está em quarto lugar, praticamente empatada com Dilma, com 9,5% das intenções. Marina Silva, senadora pelo PV e ex-ministra do Meio Ambiente, é a quinta, com 7,4%. Disseram não votar em nenhum, 7,2%, e não souberam ou quiseram responder, 7,6%.

Em relação aos números de setembro da Ecope/DM, todos os candidatos registraram alta. Serra foi de 36,9% para 39,7%; Ciro saiu de 15,6% para 17,5%; Dilma pulou de 8,8% para 11,3%; Heloísa foi de 7,7% para 9,5%; Marina subiu de 7% para 7,4%. Mas é bom lembrar que o nome do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), foi retirado da cartela – em setembro aparecia em quarto, com 8%.

Espontânea

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não pode ser candidato à reeleição ano que vem, lidera, ao lado de José Serra, a pesquisa espontânea Ecope/DM. Ambos têm 7,6% das intenções de votos em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário