quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Marconi: em defesa do turismo!


Marconi Perillo: “Acreditamos que a pujança do turismo poderá nos servir de fonte inspiradora”
Diário da Manhã

Política e Justiça

Marconi destaca papel do turismo
Senador elogia pujança do setor na República Dominicana e diz que é exemplo para o Brasil


O senador Marconi Perillo (PSDB) foi um dos debatedores ontem do seminário “Desenvolvimento Econômico Pós-Crise; O Papel do Turismo na Geração de Riquezas; Preservação Ambiental na América Latina”, em Santo Domingo, na República Dominicana. O evento é realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), presidido pelo brasileiro João Dória Júnior, anualmente em países diferentes da América Latina.

O seminário debateu o contexto pós-crise econômica na América Latina. Empresários e representantes de governos de diversos países discutiram a tarefa de consolidar a democracia como sistema de governo capaz de representar os interesses e as aspirações dos cidadãos, principalmente com o fortalecimento da liberdade de expressão.

Marconi, durante discurso, lembrou que o Brasil, juntamente com outras nações latino-americanas, tem dado um exemplo no sentido de consolidar a democracia no continente. “Desde a promulgação da Carta Constitucional de 1988, temos celebrado sucessivas eleições livres para as esferas federal, estadual e municipal, com ampla participação popular e sem qualquer problema relativo à transição do poder entre as diversas correntes políticas e ideológicas.”

Outro tema em debate no seminário foi a crise econômica. Os debatedores lembraram sobre a importância da prevalência de um Estado fiscalmente e tecnicamente competente. Em outras palavras, o Estado precisa saber arrecadar e empregar os recursos em favor do estabelecimento de políticas públicas para o bem comum, sem confundir os interesses públicos com os privados.

Ressalte-se o papel da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como instrumento para disciplinar os gastos públicos, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente, estes voltados à atenção a dois segmentos sociais de fundamental importância na sociedade brasileira", discursou o senador goiano.

Pós-crise

O papel do turismo para alavancar as economias na América Latina neste período pós-crise foi levantado durante o seminário. A República Dominicana é um exemplo da força do turismo. O país pouco sofreu com a crise econômica mundial, iniciada no final de 2007 e encerrada agora. Marconi, inclusive, elogiou o turismo local.

“Acreditamos que a pujança do turismo na República Dominicana poderá nos servir de fonte inspiradora, sobretudo quando se considera a exuberante arquitetura colonial deste país, e a condição de Santo Domingo, não só como capital, mas também como um dos principais destinos turísticos do Caribe e Patrimônio da Humanidade declarado pela Unesco.”

O senador, por fim, elogiou as relações bilaterais do país com os Estados Unidos, em virtude de a República Dominicana ser signatária de tratado de livre comércio (Cafta-DR). “No caso específico do Brasil, devemos ressaltar a importância das relacões bilaterais com a República Dominicana. O acordo com os EUA cria novas oportunidades econômicas ao eliminar tarifas e abrir mercados, entre outras vantagens, em relação aos Estados Unidos.”

Fonte: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário