terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jardel Sebba sobre Marconi Perillo

Diário da Manhã

Opinião

Jardel Sebba

O estadista Marconi 

A história reserva a poucos a oportunidade de produzir as grandes mudanças que marcam a vida dos povos. O mundo já conheceu grandes lideranças, cuja atuação e conduta criaram novos paradigmas e alteraram o curso dos acontecimentos.

Para ficar como exemplos mais recentes, cito lorde Winston Churchill e o general Charles De Gaulle, que conduziram a Inglaterra e a França na grande batalha contra a barbárie totalitária do nazismo.

 Menciono também as figuras de papa João XXIII, Mahatma Gandhi e do pastor Martin Luther King, que ganharam reconhecimento e provocaram uma verdadeira revolução no comportamento humano pela pregação da não violência e defesa dos direitos civis.

 Chamamos de estadistas essas personalidades extraordinárias. Segundo o cientista político Luiz Felipe D’Avila, os estadistas entram na vida pública por uma questão de princípios, por um senso de missão e por um sentimento de dever.

 Para eles, a política não é  um instrumento para amealhar fortuna pessoal ou para o mero desfrute dos privilégios do poder. Antes e acima de tudo, uma atividade que exige dedicação, destemor, perseverança e, acima de tudo, sacrifício.

O verdadeiro líder é aquele que tem a virtude da ousadia, que não hesita em enfrentar os desafios e jamais vacila diante dos obstáculos. É aquele que, com seu exemplo e sua luta, traz os ventos da mudança e altera o curso da história. Hoje, Goiás e o Brasil conhecem um líder assim: Marconi Perillo.

Pela sua rica trajetória política, sempre movida pela energia cívica e pautada pela defesa da democracia e dos ideais republicanos, não tenho a menor dúvida em afirmar que Marconi Perillo é um estadista.

Líder de grande dimensão humana, de visão ampla e elevado espírito píblico, Marconi encarnou e encarna um projeto de transformação que não só modernizou como projeta Goiás como um dos principais e mais pujantes Estados brasileiros.

 Posso dizer que a sua capacidade de trabalho  é inesgotável, assim como irrestrito é o seu amor por Goiás e pela nossa gente. Por isso, o nosso Estado ganhou muito com a presença de Marconi na sua representação no Senado da República.

 E Marconi sonhou, ousou sonhar para concretizar a utopia de um Goiás melhor, menos injusto, livre da miséria e da pobreza, mais digno e igual em oportunidades para todos os goianos. Mais importante ainda: Marconi não sonhou sozinho, mas nos levou a sonhar com ele o sonho coletivo de um Estado melhor a cada dia, distribuindo missões e conduzindo homens e mulheres, de todas as idades, rumo a um mundo mais justo e feliz.

Como Napoleão Bonaparte, que às vésperas de completar 35 anos ascendeu ao trono e marcou em definitivo a história da França e do  mundo, Marconi também conquistou o poder muito jovem em Goiás e não hesitou em virar a página para escrever um novo capítulo na história do Estado. Marconi governou com alegria, mas também com muita determinação, como é próprio de sua personalidade. E agiu contrariando o ceticismo da famosa sentença do príncipe Salina, segundo o qual as coisas precisam mudar para continuar as mesmas, imortalizada por Lampedusa no livro O Leopardo.

De forma criativa e corajosa, Marconi fez um governo de mudança. Inovou no modelo de gestão. E promoveu uma completa reestruturação da máquina administrativa, com resultados altamente positivos.

Com Marconi governador, Goiás passou a viver um período intenso de progresso. As reformas empreendidas pelo governo do Tempo Novo deflagraram um ciclo histórico de crescimento, impulsionando o processo de industrialização e acelerando o desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

Estou certo de que, neste momento, as minhas palavras e opiniões sobre Marconi Perillo não traduzem a visão de um homem só mas, sim, representam a expressão sincera e companheira das multidões que povoam as amplitudes do Estado de Goiás. E, especialmente, dos milhões de goianos e goianas que foram beneficiados pelas ações do governo do Tempo Novo, tanto na economia quanto no progresso social.

2010 está chegando. Que os bons ventos que sopram forte nos descampados da nossa terra amada, espalhando a fartura e a prosperidade, os ventos benfazejos que inspiraram a poesia inconfundível do goiano José Godoy Garcia, tragam a notícia alvissareira que é aguardada pelos quatro cantos da nossa terra: Marconi voltou.

Jardel Sebba é deputado estadual pelo PSDB e ex-presidente da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário