terça-feira, 29 de setembro de 2009

Marconi avança em Goiânia!


Senador Marconi Perillo discursa durante reunião comunitária na Escola Espaço Aberto, na Vila Brasília
Diário da Manhã

Política e Justiça

Larissa Bittar

Marconi avança em redutos do PMDB na Grande Goiânia

Senador promove reunião na Vila Brasília, na divisa da Capital com Aparecida

Visivelmente animado com a corrida por filiações ao PSDB, o senador Marconi Perillo deu sequência, na noite de ontem, às reuniões comunitárias que faz em bairros de Goiânia e entorno. O local escolhido, a Vila Brasília, um dos principais bairros de Aparecida de Goiânia, não poderia ser melhor, na opinião de tucanos. Aparecida, a exemplo de Goiânia, é administrada pelo PMDB (Maguito Vilela), principal partido de oposição ao PSDB. Os organizadores pensaram até na escolha do local para a reunião, a Escola Espaço Aberto, na Avenida Rudá, uma das mais movimentadas do bairro. Segundo os organizadores, cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento.

Marconi explicou à plateia que o objetivo não é fazer discurso, mas dialogar com a sociedade. “Ao longo de minha vida toda, eu gostei de ouvir a população e dar apoio ao movimento comunitário”, disse. Segundo ele, o Congresso, as Assembleias e Câmaras de Vereadores têm papel muito importante. Fez referência aos avanços proporcionados pela Constituição de 1988, citando nominalmente o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e dos Adolescentes, a Lei Maria da Penha e a criação das Agências Reguladoras. “Muita coisa foi feita nos últimos anos.” Para ele, muitas vezes, observa-se o Congresso apenas na ótica dos escândalos, esquecendo-se que muita coisa boa é feita.

Portanto, segundo Marconi, o objetivo é colher informações da população para que ele possa formular projetos no Senado. “O motivo da visita é estar perto de vocês”, disse Marconi, sob aplausos, ressaltando que se sentia “extremamente gratificado” com a participação da comunidade.

A fase de questionamentos foi aberta pela sindicalista Leidiane Rodrigues, representante dos servidores do Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa), que fez elogios à construção do hospital, iniciada no governo de Marconi, e pediu empenho na efetivação dos servidores. Idalina de Souza emocionou-se ao agradecer por ter sido beneficiada com casa popular doada pelo governo no Estado na época em que Marconi era governador. O farmacêutico bioquímico Rodrigo Parreira agradeceu pela criação do programa Bolsa Universitária, que lhe deu oportunidade de cursar uma faculdade. Luis Carlos de Castilho reclamou da falta de investimentos em saúde pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
 
O senador pediu à plateia que evitasse fazer referência ao pleito de 2010, para que não fosse dada conotação política à reunião comunitária, cujo objetivo principal é colher subsídios para seu mandato. Antes de responder aos questionamentos, Marconi passou a palavra para a senadora Lúcia Vânia. Em sua fala, ela falou da importância da reunião, como forma de aproximar a autoridade do senador. Lúcia disse ainda que Aparecida deve receber atenção especial das autoridades, em função das demandas nas áreas de segurança pública, saúde e educação. Firmou o compromisso de garantir, com verbas do Orçamento da União, dois Centros de Juventude. “Não há dúvida de aqui o grande problema é social.”
 
Ao responder às perguntas, Marconi explicou que, quando iniciou a construção do Huapa, o objetivo foi “desafogar” do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Prometeu encaminhar todos os pleitos formulados que envolvam verbas do Orçamento da União. Ao responder a pergunta sobre a questão das drogas, destacou o papel evangelizador das igrejas e os investimentos em programas de inclusão social. “Quando eu crie a UEG, o foco foi a juventude.” Para ele, é importante criar as condições para que os jovens tenham oportunidade.

Social
 
O deputado federal Leonardo Vilela, presidente regional do PSDB, arrancou aplausos da plateia ao dizer que “Marconi se preocupa com os pobres” e “não fica nos gabinetes refrigerados de Brasília”. O secretário Túlio Isac, dirigindo-se a Marconi, disse que sua camisa azul está guardada, esperando o momento de começar da campanha. Ao saudar Marconi, o deputado Marlúcio Pereira (PTB) lembrou que o senador, quando esteve no governo do Estado, destinou 4 milhões de metros quadrados de asfalto para Aparecida. “Se fomos apontar todas as obras que o senador fez por Aparecida a gente vai tomar muito tempo”, disse Marlúcio.
 
Prestigiaram a reunião ainda os deputados federais Chico Abreu (PR) e João Campos, ambos do PSDB, os deputados estaduais Cláudio Meirelles (PR), Daniel Goulart e Jardel Sebba (PSDB), os vereadores goianienses Richard Nixon (PRTB) e Pedro Azulinho (PSB), o presidente do diretório municipal do PSDB de Aparecida, Manoel Nascimento Macedo, o presidente do diretório metropolitano do PSDB, Olier Alves, além de líderes comunitários, religiosos e moradores do bairro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário