quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Marconi buscando solução!

Diário da Manhã

Politica e Justiça

Associação leva a Marconi sugestão para unificar tarifa


Representantes das Associações dos Usuários do Transporte Coletivo do Entorno do Distrito Federal  (Alute) apresentaram ontem ao senador Marconi Perillo (PSDB) algumas das sugestões que serão levadas à audiência pública que vai discutir o assunto no Senado.

A tarifa, que hoje varia de acordo com o município e com a empresa de ônibus, passa a ser unificada. De acordo com a proposta das associações, a passagem custaria R$ 3. Hoje, o passageiro que faz a linha Plano Piloto, em Brasília, a Brazlândia, paga esse valor. O trecho entre os dois pontos tem 60 km de distância. Já o passageiro que faz a linha Plano Piloto-Planaltina de Goiás paga R$ 4,25, por um trecho de 58 km. “A tarifa mais barata e unificada dá oportunidade de trabalho para quem mora fora de Brasília”, diz João Pereira Jesus, presidente da Alute.

Outra proposta é abrir a concorrência para que novas empresas possam prestar  serviço no Entorno. Atualmente, as linhas distribuídas entre as cidades estão a cargo de uma única empresa de transporte coletivo. As associações querem ainda a criação de um conselho regional ou consórcio para administrar o transporte coletivo no Entorno, hoje feito pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A audiência pública proposta pelo senador Marconi para discutir os problemas do transporte coletivo do Entorno deve acontecer no dia 1º de outubro, na Comissão de Infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário