segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Marconi na dianteira!


                             Senador Marconi Perillo (PSDB)
Diário da Manhã

Política e Justiça

Tainá Borela

Parlamentares avaliam pesquisa Ecope/DM

Marconi comemora liderança na enquete publicada no sábado. Peemedebistas discordam e falam em “chegada”

O senador Marconi Perillo (PSDB) comemorou o resultado da pesquisa Ecope/DM divulgada pelo Diário da Manhã no sábado, apesar de ainda não ter se lançado como candidato ao governo de Goiás. “Estou com o foco em uma atuação positiva no Senado. Os números da pesquisa são positivos. Eu os recebo com satisfação e humildade.” O tucano reforçou a importância da base do Tempo Novo para o Estado. “Os números apontam com clareza que os goianos aprovam os governos que o Tempo Novo realizou em Goiás e que, portanto, estamos no caminho certo.”

A pesquisa evidenciou Marconi na frente da disputa eleitoral de 2010 com 57,1%. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), apareceu em segundo lugar, com 36,1% da intenção de votos. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que se filia na quarta-feira ao PMDB, aparece em terceiro, com 6,5%. Iris caiu 1,1 ponto percentual – concentrava 37,1% do eleitorado em maio. Mas parlamentares ouvidos pelo DM acreditam que ainda está cedo para fazer avaliações sobre os resultados.

O deputado federal Rubens Otoni (PT), que participa da aliança com o PMDB de Iris, acredita que as pesquisas servem para medir realidade de momento e que o cenário político ainda não está determinado. “Temos um desafio que é definir quem realimente estará no jogo. Hoje, o desafio ainda não é medir o potencial de nomes, mas definir as alianças que nós teremos.”

Otoni lembrou que são as alianças que determinam os números. Avaliou que o índice obtido por Meirelles dependerá de quem tiver capacidade de aglutinação e apoio. Sobre a filiação do executivo ao PMDB e o que isto acarreta no PT, o deputado afirmou que os planos não se modificam. “Nós trabalhamos para unir a base do Lula em única chapa majoritária. Nesse sentido, para nós é indiferente estar no partido. Independente do partido. E nesse caso é um partido da base do presidente.”

Os peemedebistas não concordam com o resultado, que evidencia o tucano disparado na frente de Iris. O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) afirmou que os dados estão longe da realidade. “Vejo preocupação muito grande do senador em mostrar que está na frente.” Thiago mandou recado para o tucano. “Na política, muito mais importante que a largada é a chegada. Prova disso foram as eleições de 1994, em que Maguito largou em desvantagem, em 1998, com a virada de Marconi sobre Iris, em 2002, ano em que Marconi venceu Maguito, e finalmente 2006, com Alcides.”

O deputado José Nelto (PMDB) concorda. Disse que outras pesquisas mostram Iris com 43% das intenções de voto e Marconi com 38%. “Iris é o nosso candidato. E, agora, temos o luxo de termos dois candidatos de peso na chapa.”

Assim como Marconi, os tucanos comemoraram. O vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Honor Cruvinel (PSDB), contou que em suas viagens pelo interior tem sentido que a pesquisa mostra a real vontade do povo goiano. Acredita que os índices aumentarão quando o governador Alcides Rodrigues (PP) se juntar novamente à base aliada do Tempo Novo. “No interior, temos muito apoio. Creio que o PP estará conosco, já que eles não possuem plano B. Restará ao partido sentar e conversar com o PSDB.”

O deputado Daniel Goulart (PSDB) explicou que a situação de Marconi é crescente. “Iris só lidera em pesquisas feitas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde as duas gestões são do PMDB. Mesmo nas cidades comandadas pelo PMDB, o PSDB está liderando.” Goulart afirmou, assim como Honor Cruvinel, que quando o PP retornar à base aliada o percentual de Marconi nas pesquisas vai melhorar “consideravelmente”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário