terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Anápolis: estragos!!





CIDADES
Chuva causa destruição em Anápolis
Casas ficaram sob as águas do córrego antas. Na região central, viela teve de ser interditada  por causa de desmoronamento 

Paulo Nunes Gonçalves, de Anápolis 

As chuvas que caíram sobre Anápolis na madrugada de ontem provocaram estragos em vários pontos da cidade, como os Bairros Itamarati, Residencial das Flores, Santa Maria de Nazareth e até no Centro da cidade. O caso mais grave ocorreu no Residencial das Flores, às margens do Córrego Antas, de onde foram retiradas quatro famílias. Ao todo a defesa Civil teve de desalojar dez famílias das áreas de risco. 

Uma das pessoas que tiveram de ser socorridas foi Florismar Ferreira, que perdeu parte dos móveis, depois que a lama invadiu sua casa, já condenada pela Defesa Civil. O morador Adriano Souza também teve de abandonar sua residência, o mesmo acontecendo com a aposentada Eurípedes Cavalcante, que reside numa a chácara, onde a água atingiu até os galhos de uma árvore, que servia de poleiro para as galinhas. A aposentada ficou ilhada e também foi retirada pela Defesa Civil. O sargento do Corpo de Bombeiros Aender Cardoso teve de mergulhar para chegar a um local onde alguns moradores estavam ilhados. Ninguém ficou ferido por causa da enchente. 

Três soldados do Corpo de Bombeiros se machucaram depois que a caminhonete em que seguiam para socorrer as famílias rodou no asfalto. Segundo o tenente Garcino, que preferiu não dizer o nome dos bombeiros, um deles sofreu fratura na bacia e permanece internado no Hospital de Urgências Henrique Santillo. 

O secretário municipal de gestão social, Francisco Rosa, disse que todas as famílias desabrigadas vêm recebendo assistência com alimentos, roupas e medicamentos. Ele informou ainda que a empresa que faz a limpeza da cidade está limpando as casas. 

A chuva trouxe transtorno também à Região Central, sobretudo em uma viela construída entre o Brasil Park Shopping e o Ginásio Newton de Faria, ligando as Avenidas Fayad Hanna e Brasil.

O volume do Córrego João Cesário quadruplicou provocando o desmoronamento de metade da rua, que teve de ser interditada. A água fez também um buraco no leito cimentado do córrego, entrando por baixo do cimento e derrubando a metade de uma casa construída bem próxima ao córrego. Ninguém morava nela. O local funcionava apenas um depósito de lixo reciclável. O muro da casa do sargento da Polícia Militar Orlando Mariano também caiu. 

O diretor-presidente do shopping, Wilder Pedro de Morais, informou que a recuperação do local desmoronado é de responsabilidade da prefeitura. Ele espera que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano faça o serviço de contenção no local. A reportagem do POPULAR fez várias ligações telefônicas ao secretário Clodoveu Reis Pereira, mas não houve atendimento nem retorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário