sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reabrir o Centro Cultural Oscar Nyemeier!





Política & Justiça


Compromisso com o povo e a cultura
Governador eleito assume responsabilidade de solucionar todas as pendências do centro cultural em até seis meses. Tucano pede autorização ao Ministério Público para realizar festa da sua posse e exposição do artista Siron Franco 
 
José Cácio Júnior 
 
A equipe de transição do governador eleito Marconi Perrilo (PSDB) enviou ontem correspondência ao Ministério Público (MP) reafirmando o compromisso de que o tucano irá resolver todas as pendências do Centro Cultural Oscar Niemeyer em até seis meses após sua posse. Além disso, Marconi pede a autorização ao MP para realizar a comemoração de sua posse no CCON e exposição do artista plástico Siron Franco, programada para o dia 2 de janeiro. 
 
O documento foi assinado pelo coordenador técnico da transição, Giuseppe Vecci, José Carlos Siqueira e João Furtado Neto, que também integram a equipe técnica. Para Furtado, que já foi procurador-geral do Estado no governo tucano, o documento mostra a “boa-fé” com que Marconi tem tratado as questões relativas ao CCON. “É uma demonstração de boa-fé, firmeza de propósito e seriedade de compromissos que Marconi está firmando com o Oscar Niemeyer”, disse. 
 
No documento enviado ao MP, a equipe de transição também afirma que uma das primeiras ações de Marconi será resolver as pendências que impedem a reabertura do local, “a fim de que, num prazo não superior a seis meses, o Centro Cultural Oscar Niemeyer esteja em pleno funcionamento, contemplando os goianos, definitivamente, como o desiderato para o qual foi concebido e realizado”. 
 
Furtado disse que, além de devolver à sociedade “esse ícone da arquitetura e cultura que é o CCON”, Marconi quer “afastar todos os procedimentos que impedem o uso do centro cultural pelo povo goiano”. Furtado também considera válida a fiscalização que a sociedade e os órgãos públicos têm feito em relação ao centro. “Sociedade e instituições têm o direito de fiscalizar. Mas estamos atentos e vamos de devolver o Centro Cultural Oscar Niemeyer para que a sociedade possa fazer bom uso dele”, afirma. 
 
Fechado pelo MP após ter sido inaugurado (CCON foi inaugurado por Marconi no dia 30 de março de 2006, faltando pequenos detalhes para ser concluído), o local foi motivo de polêmica na última sexta-feira. Após informações de que Marconi tinha intenção de comemorar sua posse no CCON, a Procuradoria-Geral do Estado, a Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), a Agência Goiana Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) e a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma) apresentaram uma série de documentos que precisam ser liberados para que o Oscar Niemeyer voltasse a ser utilizado. 
 
O presidente da Agetop, José Américo, disse ao MP que por volta de 10% do CCON ainda precisa ser finalizado e que o processo licitatório será fechado no dia 23 de dezembro. Os custos das obras é de R$ 3 milhões. Os órgãos ambientais argumentaram, na última sexta-feira, que é preciso elaborar um projeto de drenagem fluvial para o CCON, o que não tinha sido feito para a construção da obra. E após quatro anos da inauguração do Centro Cultural afirmaram que é preciso encontrar uma compensação ambiental para o local. 
 
As alegações do governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia foram de que a obra precisa de um estudo sobre o impacto de trânsito e alvará de funcionamento para ser reaberto. Vale ressaltar que as licenças ambientais e demais documentos não foram solicitados durante o período em que a obra ficou fechada. “Ano que vem, vamos assinar com o MP e órgãos ambientais quaisquer documentos que sejam necessários para a reabertura do centro”, afirma Furtado. 
 
 
Defesa 
 
Integrantes da classe artística goiana defenderam a festa que Marconi pretende organizar na virada do ano no CCON. Na edição do último domingo do Diário da Manhã, o cantor sertanejo goiano Hernane – da dupla Henrique e Hernane – explicou que “picuinhas políticas” têm mantido o Oscar Niemeyer fechado. “O centro cultural poderia estar em funcionamento. Mas, por causa de picuinha política, segue fechado. Falta bom senso.” Para a cantora Nila Branco, Marconi quer cumprir promessa de campanha ao comemorar a posse de seu novo governo no local. “Reinaugurar o CCON foi promessa de campanha de Marconi Perillo. Por isso, nada mais justo que assumir o governo lá”, afirmou. 
 
O artista plástico PX Silveira sustenta que o CCON é uma construção que marca os governos anteriores de Marconi. “Oscar Niemeyer é um palco natural de Marconi, pois simboliza seus governos anteriores”, completa PX. O cantor Franco Levine afirmou que o CCON pode contribuir com o desenvolvimento da área cultural. “O Oscar Niemeyer é um espaço que Goiás precisa. Estamos em falta com relação aos outros Estados.” 
 
 
Festa da virada na Praça Cívica ainda é incerta 
 
A menos de 30 dias para o fim de seu mandato, o governador Alcides Rodrigues (PP) ainda não decidiu se realizará a tradicional festa de virada do ano na Praça Cívica. A comemoração é realizada há vários anos pela administração estadual e conta com a presença de milhares de goianos, que optam por comemorar o Ano-Novo e curtir a queima de fogos de artifício na praça. O secretário-geral da Governadoria, Oclécio Freitas, explica que o governador Alcides irá tomar a decisão na próxima segunda-feira, pois o governador está em viagem. “Não posso adiantar nada no momento, nem que a festa será realizada, nem que não”, afirmou Oclécio Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário