sábado, 4 de dezembro de 2010

Sem comemoração!





Política & Justiça

O fim da festa
Iris Rezende cancela tradicional comemoração de aniversário em sua fazenda. Ex-prefeito alega falta de estrutura para abrigar todos convidados com segurança

José Barbacena

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) informou ontem por meio de uma carta aberta que a tradicional festa do seu aniversário, no dia 22 de dezembro, na fazenda em Guapó, está cancelada. O motivo alegado pelo peemedebista é a demanda estrutural para realizar a festividade e acomodar os convidados com segurança. “Nos últimos anos, já nos preocupava muito as dificuldades que surgiam para abrigar milhares de mulheres, homens, jovens e crianças que se dirigiam à comemoração. Trata-se de questões de ordem estrutural que demandavam um extraordinário esforço e mobilização para que os presentes pudessem brindar o aniversário com garantias absolutas de segurança. Hoje, diante do número sempre maior de participantes, chegamos à conclusão de que o evento não tem mais condições de prosseguir”, escreveu Iris Rezende no comunicado à imprensa. 

O cancelamento da festança na fazenda coincide com a derrota de Iris Rezende na disputa pelo governo do Estado. Desde que perdeu novamente para Marconi Perillo (PSDB), no último dia 31 de outubro, o peemedebista não voltou à cena, apesar de aliados garantirem que o ex-prefeito continua ativo nos bastidores do PMDB. Nem mesmo em 2002, quando foi derrotado no pleito para o Senado e passava por uma fase política ruim, Iris manteve a tradição e fez a festa na fazenda. 

Prestes a completar 77 anos, o comunicado de ontem pode ser um indício de que o peemedebista já não tem a mesma vontade para enfrentar a via crucis política. “Independente do momento político, ainda envolto pelos desdobramentos naturais de um revés eleitoral, o que importa é continuarmos juntos, com o mesmo sentimento de apreço e de amor a Goiás e ao Brasil”, informou. Comemorado na fazenda Boa Vista do Ribeirão (próxima a Guapó), o aniversário de Iris  transformou-se ao longo dos anos na expressão máxima da mobilização popular em torno do poder de um líder político. Tudo começou em 1984. Iris decidiu refugiar-se na fazenda no dia do aniversário, mas foi surpreendido por amigos que levaram comida e bebida para celebrarem a data. À medida que Iris trilhava o caminho político e se consolidava como um dos maiores líderes do Estado, a festa de aniversário ganhava proporções gigantescas. 

Ano passado, cerca de 35 mil pessoas estiveram na propriedade rural de Iris no dia 22 de dezembro. Moradores da região e de lugares distantes tinham como ponto de encontro a festança. Comida à vontade, bebida à vontade, shows musicais, picolés e quem sabe a chance de pelo menos tocar no carismático líder transformavam a ida à fazenda numa verdadeira romaria. Era necessário até o apoio da Polícia Militar na entrada da propriedade para organizar a chegada de veículos. 

Os pastos se transformavam em estacionamento para carros, motos, caminhões e até helicópteros. Nas redondezas da sede, as filas em busca de comida eram enormes. Pamonhas, pedaços de carne e refrigerantes chegavam a ser acomodados até mesmo dentro de bolsas. Alguns levavam até sacos e sacolas mais resistentes para poder carregar o máximo de comida. Para os mais animados, a música não parava e o pátio coberto com tendas era tomado pela dança. Entre as atrações do ano passado estava o grupo baiano de axé Terra Samba. 

Em 2009, o momento de maior emoção foi quando Iris recebeu um busto de seu pai, Filostro Machado, que há 58 anos adquiriu a fazenda. Ao lado da filha Ana Paula, Iris não chorou e agradeceu ao pai. A última comemoração na fazenda ficou marcada pela visita do então recém-filiado ao PMDB e presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Na época, Iris e o banqueiro travavam duelo nos bastidores para saber quem iria ser o candidato do partido na disputa ao governo. O bolo de aniversário de seis metros de cumprimento com os dizeres “Iris Rezende, nosso governador em 2010” já dava sinal de que disputaria a eleição. Outros figurões da política também marcaram presença no evento de 2009: Maguito Vilela, Demóstenes Torres, Joaquim Roriz, Renan Calheiros, Michel Temer, Eunício Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário