quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anápolis sofre com as águas!





CIDADES

Chuvas provocam estragos em GOs que dão acesso a Anápolis
Situação mais grave é na go-222, que liga a cidade a Nerópolis, cuja ponte no ribeirão joão leite desabou devido a uma erosão no encabeçamento que surgiu após temporal

Paulo Nunes Gonçalves, de Anápolis 

Os estragos provocados pelas chuvas que caíram na região de Anápolis na madrugada de segunda-feira continuam interferindo na rotina da cidade. A GO-222, que liga Anápolis a Nerópolis, está interditada desde as primeiras horas da manhã de ontem, depois que veio abaixo a ponte que passa sobre o Ribeirão João Leite, na altura do quilômetro (km)15. 

As primeiras rachaduras na cabeceira da ponte, com o início de uma erosão, apareceram logo após o último temporal, de acordo com informações do 2º Batalhão Rodoviário da Polícia Militar. O sargento Emival Marques informou que um dos motivos do comprometimento da ponte foi a força das águas, que com a tempestade, subiram nada menos do que 10 metros. 

A GO-222 tem um trânsito intenso, tanto de veículos pequenos, como de caminhões e ônibus, pois é uma ligação alternativa de Anápolis a Nerópolis - dando acesso também a Goiânia, Inhumas, Nova Veneza e Itauçu, entre outros municípios da região. 

As vias alternativas também não estão em boas condições. O caminho que menos altera a trajetória é pela GO-433, que liga Anápolis a Ouro Verde. Nesta há um trecho no km 10 que está funcionando somente em meia mista, pois houve um pequeno desmoronamento, também provocado pela últimas chuvas. 

A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) informou que já esteve no local para averiguar as dimensões dos estragos e definir as providências que serão tomadas. 

De acordo com o gerente de Operação e Manutenção da Agetop, José Gonzaga de Souza, o órgão já solicitou os procedimentos iniciais para a reconstrução da ponte, pedindo, inclusive, a dispensa de licitação, devido à emergência do caso. Quanto à GO-433, informou que está trabalhando para evitar que o trânsito tenha que ser também interrompido. Ele afirmou ainda que a GO-330 não será inteditada. 
 
 
Desvios 
 
Chuva causou problemas emtrechos de rodovias na região de Anápolis

INTERDITADOS  
 
GO-222
Entre Anápolis e Nerópolis, próximo ao distrito de Goialândia

GO-433
No quilômetro10, entre Anápolis e Campo Limpo







CAMINHOS ALTERNATIVOS 

Um dos caminhos alternativos para sair de Anápolis e chegar a Nerópolis é pela GO-451 (não
pavimentada), que fica entre a GO-080 e a GO/330. 

Outra alternativa é seguir porOuro Verde - GO-433. Só que no km10, meia pista está  interditada.   
 
Uma terceira alternativa seria pela BR-153, com o motorista seguindo até o trevo de São Francisco e de lá retornando pela GO-080.

Nenhum comentário:

Postar um comentário