quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lúcia Vânia: defendendo direitos!





Política & Justiça


Lúcia Vânia defende direitos das pessoas com deficiência 

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) defendeu, nesta terça-feira, 7, no Plenário do Senado, o direito de ir e vir das pessoas com deficiência, durante a sessão solene de abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade está na Moda. “Se o mundo se tornou pequeno espacialmente e na sua capacidade de se comunicar, a luta maior que se coloca é para que todos, absolutamente todas as pessoas, tenham os seus direitos de ir e vir e de se comunicar respeitados”, destacou a parlamentar em seu pronunciamento. 

Lúcia Vânia lembrou, ainda, de reportagem exibida, em março de 2009, pela Rede Globo de Televisão, no Fantástico, mostrando as dificuldades que os deficientes enfrentam em capitais brasileiras, para pegar ônibus urbanos e que a cidade de Goiânia liderou o percentual de transporte coletivo destinado a pessoas com dificuldades de locomoção. “Para minha surpresa, a cidade que teve o maior percentual de frota acessível foi a capital do meu Estado, Goiânia, com 79%”, ressaltou. 

De acordo com a parlamentar, existem hoje, em todo o mundo, cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. Segundo o último Censo Demográfico, 25 milhões de brasileiros, ou 14,5% da nossa população, têm algum tipo de deficiência. “São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados os seus direitos mais básicos de ir e vir, de estudar, de se comunicar e ao lazer”, lamentou a senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário