terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Marconi Perillo: quem trabalhou será lembrado!!





POLÍTICA


Marconi manda recado para aliados
Governador eleito disse ontem que cabe somente a ele definir nomes que vão compor sua equipe

Fabiana Pulcineli 

Em discurso para aliados na tarde de ontem, o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) deu um chega-pra-lá nas pressões para composição da equipe de governo. Em evento do PSDB com a presença de deputados, prefeitos e presidentes dos partidos que formaram a coligação que o elegeu, o tucano deu o claro recado de que caberá somente a ele a definição dos nomes. 

"Não me tragam listas, abaixo-assinados, porque isso pode piorar. Sei quem me ajudou e quem é qualificado para ocupar funções no governo. Confiem no meu senso de justiça e nos meus critérios", afirmou ao final do discurso, para completar: "Se vierem com lista, vou ficar desconfiado de que o indicado não é preparado ou não nos ajudou". 

As declarações provocaram burburinho na plateia, que lotou o auditório Solon Amaral, na Assembleia Legislativa, para posse do deputado federal Leonardo Vilela na presidência do PSDB - cargo do qual se licenciou durante a campanha. Prefeitos e lideranças partidárias brincavam que teriam de rasgar os papeis que levaram ao evento. 

Marconi discursou logo depois de Leonardo, que disse que o PSDB não vai exigir nada "até porque temos o mais importante, que é o governador", mas que estava certo de que o partido seria muito bem representado no governo. "Confiamos no senso de justiça e no discernimento do governador", afirmou, sob aplausos de lideranças também de outros partidos. 

Ainda em discurso, o tucano, que comandará o Estado pela terceira vez, defendeu a renovação no partido. Disse que o PSDB tem a missão de formar novos quadros. "O partido tem o desafio de se renovar a cada dia, formando novos líderes para disputar eleições futuras", afirmou. 

Em entrevista, Marconi adiantou que definirá ainda esta semana a nova estrutura do governo, a ser implantada por uma reforma administrativa. Ele disse que fará "correções para que o governo possa ter agilidade e o governador, segurança em relação aos atos que serão desenvolvidos pela sua equipe". Segundo Marconi, deve haver redução e fusão de secretarias.
Os três oradores do evento - Marconi, Leonardo e Daniel Goulart, que deixou a presidência do partido - fizeram duras críticas ao governador Alcides Rodrigues (PP). "A eleição deste ano foi a mais disputada desde 1965, com Otávio Lage e Peixoto da Silveira. E com ingredientes mais apimentados, como calúnias, uso das máquinas do Estado, do governo federal e da Prefeitura e o processo de desconstrução contra o PSDB", disse Marconi. "Foi a maior traição da história política de Goiás", afirmou Daniel. 

Leonardo disse que, em março, na renovação dos diretórios municipais, o partido buscará lideranças nas 246 cidades e lutará para conquistar cem prefeituras na sucessão de 2012. Segundo ele, no próximo ano será intensificada a mobilização por filiações. 


DEM reage à candidatura de Jardel 

Fortalecido nas eleições deste ano, o DEM reagiu ontem ao lançamento da candidatura do deputado estadual Jardel Sebba (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa. Em entrevista ao programa Papo Político, da CBN Goiânia, o deputado Helio de Sousa (DEM) disse que o processo de sucessão na Casa está zerado e que não há candidato escolhido pela base aliada. 

"Eu tenho conversado com número significativo de deputados e ninguém quer ser vaquinha de presépio para dizer amém. Queremos saber como será gerida a Casa", afirmou, defendendo o debate e conversas dos pretensos candidatos com todos os deputados. 

"Ele (Jardel) não conversou com os eleitores, que são os deputados. E é um número significativo de pequenos partidos que, se somarem, somos fortes", afirmou Helio, admitindo ter havido reuniões com parlamentares para questionar o acordo entre o atual presidente, Helder Valin, o governador eleito Marconi Perillo - ambos do PSDB - e Jardel para que o último, que presidiu a Casa entre 2007 e 2008, volte ao comando do Legislativo. 

Helio disse que o deputado Nilo Resende, também democrata, também considera que o nome não está definido e que a composição da mesa diretora precisa ser mais bem discutida.
 
Jardel minimizou ontem a reação de Helio. Disse que buscará conversa com todos os deputados, mas que priorizou as duas maiores bancadas, do PSDB e do PMDB. "Vamos tratar todos igualitariamente, mas é natural reunir primeiro as duas maiores bancadas", disse.

Jardel contou que procurou Helio para uma conversa há cerca de dez dias, mas o democrata dispensou. "Cheguei a marcar um almoço em Goianésia, mas ele disse que não era preciso. Mas isso é normal, não há problema", afirmou. 

O deputado tucano disse que voltará a procurar o democrata "em breve" para uma conversa e que lutará pelo consenso.(F.P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário