sábado, 4 de dezembro de 2010

Sérgio Cardoso: competente e trabalhador!





Política & Justiça


Fiel companheiro de Marconi
Principal coordenador das campanhas do Tempo Novo desde 1998 e dono de trânsito livre junto à base aliada, Sérgio Cardoso surge como favorito para assumir articulação política do governo

Alexandre Bittencourt 

Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz é um nome que representa muito para a militância do PSDB e para as campanhas vitoriosas de Marconi Perillo. Disputou cargo eleito apenas uma vez, sendo eleito vereador de Guapó e, depois, quase concorreu ao cargo de prefeito do município, que fica a 40 quilômetros de Goiânia. Aparecia com mais de 90% nas pesquisas de intenção de votos, mas foi removido da disputa por ser cunhado de Marconi. Desde então, nunca mais participou de uma disputa eleitoral, como candidato, mas sempre esteve presente nas ações tucanas, na linha de frente. São passagens no seu currículo que escondem a importância das missões que, desde meados da década de 1990, ocupam o tempo de Sérgio. 

O ex-vereador foi decisivo em todas as disputas para governador vencidas por Marconi Perillo (PSDB). Desde 1998, cabe a ele a delicada missão de organizar a agenda do candidato e sincronizar um sem-número de homenagens, entregas de título de cidadania, carreatas, reuniões e passeatas – o que, no final das contas, é o que dá volume às campanhas, apesar da inquestionável importância dos programas de rádio e televisão. Sérgio também foi o carregador de piano da campanha de Alcides Rodrigues, em 2006. Não é exagero dizer que em todas as fotos das carreatas do então candidato do PP lá está Sérgio com a porta aberta da caminhonete que carregava o candidato. O próprio governador Alcides reconheceu sua importância fundamental na vitória. Mas Sérgio, em virtude da crise criada por Alcides contra Marconi, tomou posição e demitiu-se do cargo que ocupava, um dos únicos marconistas a fazer isso no goverrno de Alcides. A partir daí, mergulhou no trabalho para pavimentar a volta de Marconi ao governo. E trabalhou muito. 

O seu trabalho começa na articulação e na organização dos eventos e só termina depois de sua execução. É comum vê-lo a cumprir tarefas das mais simples, até as braçais, quando o que está em jogo é o sucesso de um comício ou de uma carreata do governador eleito. Nos grandes encontros, que demandam presença de um mestre de cerimônias, Sérgio é o escalado. Nas carreatas, fica de pé no estribo da porta do carro que leva o candidato. Fica encarregado de atender pedidos de quem está a acenar da carroceria e ordenar eventuais mudanças de itinerário ao motorista. 

Por conta do estreito contato com a militância e com a base de prefeitos de vereadores que o seu papel exige, Sérgio tornou-se uma das figuras mais bem relacionadas do staff marconista, a ponto de se destacar como interlocutor do Palácio das Esmeraldas com deputados e prefeitos de todas as regiões nas três administrações do PSDB. Foi nomeado secretário extraordinário do governo e cuidou do relacionamento entre o Estado e as lideranças dos 246 municípios goianos. 

Na campanha de 2010, Sérgio foi o responsável pela primeira grande comemoração de aniversário realizada por Marconi em Goiânia, no Atlanta Music Hall. A organização do evento surpreendeu pela grandiosidade dos números. Foram 142 prefeitos, 220 ônibus disponibilizados para o transporte de pessoas, 3,5 toneladas de carne, uma tonelada de arroz, 150 quilos de farofa, 30 mil latas de cerveja e seis mil litros de refrigerante. A festa ainda contou com a participação de dezenas de cantores e do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Reuniu mais de 35 mil pessoas. 

Por conta do gigantesco trabalho prestado à candidatura de Marconi e por seu trânsito livre com os aliados, Sérgio é lembrado nos bastidores do futuro governo como a melhor opção para coordenar a articulação política do Palácio das Esmeraldas. Sérgio é sempre sacrificado por ser cunhado de Marconi, apesar de seu histórico de serviços prestados à campanha do PSDB. Na última semana, pelo menos três deputados aliados ao governador eleito manifestaram uma moção de apoio à indicação de Sérgio para a tarefa de articulador. Eles argumentam que nenhuma outra figura do staff tucano tem o mesmo trânsito livre com Marconi e a base necessário para o bom andamento da administração. Caberá ao governador decidir como contemplar o seu companheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário