terça-feira, 23 de novembro de 2010

Demóstenes Torres: reconhecimento ao trabalho!





Política & Justiça

Prestígio em alta
Em votação promovida pelo site Congresso em Foco, Demóstenes Torres é eleito segundo melhor senador do País e o que mais atua contra corrupção

Da redação 

O site Congresso em Foco realizou na noite de ontem a premiação dos melhores parlamentares brasileiros de 2010, em cerimônia realizada em Brasília. Um dos grandes destaques foi o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Demóstenes Torres, considerado pelos jornalistas dos principais meios de comunicação do País o parlamentar que mais combate a corrupção e o segundo melhor senador do Brasil. Entre os internautas, Demóstenes foi apontado como o segundo parlamentar que mais atuou em defesa da democracia. 

O prêmio, concedido anualmente, considerou a votação de 183 jornalistas de 34 veículos que cobrem o Senado e a Câmara dos Deputados. Participaram da seleção, repórteres, editores e diretores de sucursais de emissoras de televisão, jornais e portais da internet. Segundo os organizadores, o objetivo da eleição é enfrentar o mito de que “todos os políticos são iguais” e valorizar o papel do parlamentar, especialmente os que mais se destacaram no exercício do mandato. 

Demóstenes tem um histórico de avaliações positivas por parte dos jornalistas que cobrem o Congresso. Ele é o único goiano finalista em alguma das categorias em todas as edições do prêmio. Demóstenes também foi agraciado pela segunda vez consecutiva. Em 2009, o goiano recebeu o título de segundo melhor senador do Brasil e, na votação por segmentos, o político que mais combate a corrupção no País. Na fase final, quando a escolha dos melhores nomes fica por conta de internautas, Demóstenes aparece como o segundo parlamentar que mais atuou em defesa da democracia. 

“Fico muito feliz com a menção positiva dos jornalistas, que muitas vezes são críticos severos ao trabalho dos parlamentares, o que é saudável para a democracia. Considero isso um salário moral, aquele pelo qual realmente vale a pena trabalhar”, afirmou Demóstenes. 

O reconhecimento de Demóstenes pelos jornalistas se deve principalmente à forte atuação parlamentar. Em quase oito anos de mandato, foram mais de mil projetos de lei que passaram pelas mãos do goiano, tornando Demóstenes o maior relator da história do Senado. Destes, 52 se transformaram em Lei, como a Ficha Limpa, que diminui a corrupção ao impedir a candidatura de condenados pela Justiça, o Estatuto do Idoso, que garante os direitos daqueles que já passaram dos 60 anos e verdadeiros pacotes contra a criminalidade, que vão ajudar a diminuir o tráfico de drogas e os crimes hediondos. 

Na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parlamentar goiano bateu recorde de projetos analisados no último semestre. Foram mais de 900, quando a média era de 200. Além desses títulos, o senador goiano é incluído todos os anos na lista dos maiores líderes do Congresso, eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que fiscaliza o desempenho de deputados e senadores e acompanha a conjuntura da política nacional. Pesquisa da Organização Transparência Brasil ainda concluiu que Demóstenes é um dos dez que mais apresentaram projetos importantes para a população. A ONU selecionou Demóstenes como uma das lideranças mundiais para pensar o milênio. 


Projetos 

Os jornalistas também votaram nos projetos que eles consideraram as melhores iniciativas de 2010. Das cinco leis mais importantes escolhidas pelos profissionais da imprensa, três delas contaram com participação determinante do senador Demóstenes Torres. A primeira na votação do site Congresso em Foco foi a Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em decisões colegiadas. Ela foi relatada no Senado por Demóstenes e foi responsável pelo afastamento da vida pública de 25% dos políticos envolvidos em crimes. 

Na sequência, apareceu a PEC da Maternidade e logo após a PEC do Divórcio, que foi relatada por Demóstenes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A alteração da lei para o divórcio de casais acaba com a figura da separação judicial, além de reduzir a burocracia em cartórios e tribunais. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos também foi apontada como uma das melhores iniciativas do ano. A partir da interferência de Demóstenes em declarar urgência na CCJ, o projeto, que tramitava nas duas casas há 17 anos, foi encaminhado à sanção presidencial. A lei trata sobre a eliminação dos lixões de todo o País e estabelece “responsabilidade compartilhada” entre governo, indústria, comércio e consumidor final no gerenciamento e na gestão do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário