segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Marconi Perillo: transição tranquila!






POLÍTICA


Marconi tenta adequar Niemeyer 
Governador eleito vai procurar estado e prefeitura para ajudar a resolver pendências de centro cultural

Cileide Alves 

O governador eleito Marconi Perillo (PSDB) pretende procurar o Ministério Público e os órgãos do Estado e da Prefeitura de Goiânia para ajudar a resolver as pendências legais que impedem a reabertura do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Na sexta-feira, a promotora do meio Ambiente, Marta Moriya Loyola, reuniu representantes da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Agência de Cultura (Agepel) e Agência de Transportes e Obras (Agetop) para discutir a situação do centro cultural. 

Perito do MP havia feito uma perícia no prédio e constatado que faltam adequações na obra, especialmente em relação à drenagem. O Centro Cultural também não dispõe de licença ambiental, alvará de construção, alvará do Corpo de Bombeiros e certidão do uso do solo. 

Em função disso, o MP acertou com os órgãos reunidos que será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar agilidade ao processo de regularização do prédio para, só depois, reabrir o centro cultural.

Marconi está em São Paulo e voltará hoje, no início da tarde, a Goiânia. Ele chegou ao Brasil sexta-feira da viagem de descanso de dez dias em Jerusalém e depois em Paris. Esteve em Goiânia na sexta para participar da formatura de sua filha no Colégio Externato São José e em seguida voltou a São Paulo, onde passou o fim de semana. Como o TAC ainda não foi assinado, Marconi quer conversar com todas as partes envolvidas para encontrar uma solução mais ágil para o problema. 

O POPULAR apurou que ele até aceita a idéia de não fazer sua festa de posse no Oscar Niemeyer, como já havia anunciado. No dia 14 de novembro, antes de viajar para Jerusalém, ele visitou o prédio acompanhado de Paulo Daher, da Warre Engenharia, empresa responsável pela obra, e do artista plástico Siron Franco. 

Ficou acertado que a Warre executaria serviços de manutenção e pintura para a festa de posse e para dar condições para abertura de exposição de Siron Franco, prevista para 2 de janeiro.

A intenção do governador eleito ainda é abrir o centro cultural nas primeiras semanas depois da posse, por isso quer negociar com todos os envolvidos para criar as condições legais e evitar que embaraços burocráticos adiem sua reabertura indefinidamente. Na reunião de sexta, os técnicos chegaram a prever até um ano para resolver alguns procedimentos necessários. 


Tucano começa hoje conversações políticas

 

O senador Marconi Perillo inicia hoje depois do almoço as conversações políticas para montar seu secretariado. Interlocutores do governador eleito garantiram ontem ao POPULAR que até o momento, ele não convidou ninguém para participar de sua equipe, nem mesmo Giuseppe Vecci, nome tido como certo para a Secretaria de Gestão e Planejamento. Vecci seria o único da cota pessoal do governador eleito que estaria definido. Marconi ainda não bateu o martelo nos demais cargos. 


Indústria e Comércio 

Esses interlocutores negam que estejam adiantadas as conversações para a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) ou mesmo sobre um possível aproveitamento do deputado estadual Helder Valin (PSDB) no governo, como tem sido comentado no meio político. Os empresários de Anápolis reivindicam a indicação do nome para a SIC e chegaram a falar no empresário José Batista Júnior, da Friboi. Marconi encontrou-se com representantes do grupo neste fim de semana em São Paulo, mas pelo que O POPULAR apurou nada ficou definido.
 

O governador eleito decidiu que as Secretarias de Planejamento, Fazenda, Segurança Pública, Saúde e Educação serão indicadas por ele, sem interferência política. Marconi pretende escolher primeiro os nomes para as pastas com indicação política e, só depois, definir os nomes de sua cota. Nas conversas que inicia hoje vai ouvir todos os aliados. "Sua intenção é ouvir mais do que falar", disse um de seus interlocutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário