sexta-feira, 19 de novembro de 2010

José Eliton: reclama contra governo Alcides!!





Política & Justiça 
 
 
Vice-governador eleito abre críticas a Alcides 
José Eliton reclama a demora do governador em nomear e anunciar responsáveis pela transição. Aliado de Marconi pede agilidade e afirma que “é uma questão de Estado e não de pessoas 
 
Márcia Abreu 
 
Vice do governador eleito Marconi Perillo (PSDB), José Eliton (DEM) reclamou ontem da morosidade do governo Alcides Rodrigues (PP) em nomear sua equipe que vai tratar da mudança de administração do Executivo. “Lamento muito (a demora de Alcides em nomear a comissão de transição), porque a sociedade goiana tem muita pressa em ver o Estado sanar seus anseios. Temos responsabilidade com a transição e com os goianos, por isso essa preocupação especial com a transição. Não queremos que ela ocorra sob subterfúgio”, disse.
Coordenador-geral da equipe de transição de Marconi, José Eliton reuniu-se na tarde de ontem com o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin, e com Antônio Faleiros, Daniel Goulart e José Carlos Siqueira, membros técnico e político da equipe, para buscar informações sobre projetos que tramitam na Assembleia, em especial o da Lei Orçamentária. A reunião durou cerca de uma hora e foi a portas fechadas. 
 
A dificuldade em contar com a diplomacia do atual governador pode, segundo Eliton, implicar em prejuízos de planejamento efetivo à equipe de Marconi. “Entre os dados que temos e a real situação do Estado, o prejuízo pode ser efetivo. Giuseppe Vecci (membro da Comissão) destacou que as informações preliminares que temos deram conta de um fluxo de caixa negativo. Agora, essas informações devem ser compatibilizadas com os dados oficiais para que possamos ter a real situação do Estado. Somente com a realidade diagnosticada é que poderemos preparar os primeiros atos da gestão.” 
 
Eliton também lamentou a demora de Alcides em recebê-los (tem uma semana que a Comissão de Marconi solicitou audiência com o governador e não obteve retorno) e nomear sua equipe. Durante toda a entrevista, ele procurou demonstrar que o governador eleito quer agilidade no  processo sucessório. 
 
“O governo atual deve agilizar esse processo porque temos que fazer um diagnóstico da realidade do Estado e, em seguida, fazer um planejamento das primeiras ações de governo. Por isso, o tempo não é tão grande assim (Alcides tem dito que ainda falta muito tempo para transição do governo). Essa questão é de Estado e não de pessoas.” 
 
 
Discussões 
 
O coordenador da equipe disse que é preciso evitar discussões inúteis, que tentam confundir a opinião pública, induzindo situações e quadros divergentes. “O que se discute é fluxo de caixa, não se faz qualquer referência à capacidade de endividamento do Estado, questões que são absolutamente incompatíveis, que não tem correlação nenhuma. Acho que essa questão deve ser tratada com a responsabilidade e a grandeza que a matéria requer. Por isso, eu tenho esperança que o governador irá constituir sua comissão para conduzir essa transição de forma harmônica e transparente, à sociedade e à imprensa.” 
 
Eliton ressaltou que a intenção da Comissão é iniciar o novo governo (Marconi toma posse no dia primeiro de janeiro) “a par”  da situação financeira do Estado. Como a equipe não tem tido o respaldo do governador Alcides Rodrigues (PP), que até o momento não nomeou comissão para cuidar da transição do governo, nem recebeu membros da governador eleito, a alternativa encontrada pela equipe de Marconi é buscar informações por meio de dados públicos. 
 
“Como o governo ainda não nos atendeu, estamos nos louvando de dados de domínio público que buscamos junto ao Tribunal de Contas (do Estado, TCE), à Assembleia Legislativa e a todos os órgãos de controle externo da administração pública”, contou. A comissão busca dados dos projetos em andamento da atual legislatura para compatibilizar com os do futuro governo. 
 
“Queremos compatibilizar esses dados junto com os projetos que o governador eleito tem para Goiás nos próximos quatro anos”, afirmou Eliton, acrescentando que a forma mais “republicana e correta” de operacionalizar uma transição de governo é harmonicamente, deixando de lado “picuinhas” individuais de qualquer natureza. 
 
O vice-governador eleito ressaltou a preocupação em adquirir informações de todos os projetos que tramitam na Assembleia. “Queremos avaliar o impacto financeiro desses projetos no custo da máquina para podermos planejar o governo baseados na realidade, uma vez que até o momento não tivemos qualquer informação oficial por parte do governo acerca da realidade financeira e de pessoal do Estado de Goiás.” 
 
Questionado, Eliton não confirmou se há receio com relação ao plano de servidores nem disse quantos e quais projetos causam preocupação. “Temos informações de que são vários projetos. Mas ainda estamos nos inteirando e esmiuçando cada um para fazer uma avaliação do impacto deles na folha do Estado e também nas questões de custeio.” 
 
 
“Temos informações sobre o empréstimo da Celg que nos deixam preocupados”

José Eliton (DEM) também  afirmou ontem à imprensa que possui informações sobre o empréstimo de R$ 3,728 bi da Eletrobras à Celg que causam preocupação. De acordo com ele, o novo governo vai buscar dados junto à estatal. “São informações preliminares quanto à formatação desse contrato que estão chegando. Mas ainda não temos dados oficiais sobre o acordo Celg, Eletrobras e União. Gostaríamos de ter acesso a esses dados para formar juízo de valor porque os dados que temos tanto no aspecto da Celg quanto no do Tesouro Estadual nos deixam preocupados”, explicou o advogado. 
 
Eliton não quis dar detalhes das informações negativas que tem. Disse que só se pronunciará depois de ter uma visão completa do acordo que está sendo celebrado entre a União e a Eletrobras. “Prefiro esperar e ter visão completa desse caso para depois pronunciar à sociedade goiana. Precisamos ter a precaução necessária para tratar um assunto desse tipo”. O vice-governador eleito informou que vai buscar detalhes em todos os órgãos que tenham condições de fornecer informações. 
 
 
Câmara 
 
José Eliton e outros membros da equipe de transição de Marconi também estiveram na Câmara Federal e no Senado Federal anteontem, em Brasília. “Fizemos uma visita institucional à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, onde está reunida toda a bancada goiana. Apresentamos preocupações do governo eleito em diversos programas que vamos implementar nos próximos quatro anos. O objetivo é contar com o apoio deles, de modo a ser contemplado no orçamento da união do ano que vem. 
 
Segundo Eliton, a equipe foi bem recebida. “De todos os deputados federais e senadores goianos, os que não compareceram mandaram representantes. Foi muito positiva a reunião.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário