sexta-feira, 19 de novembro de 2010

José Eliton: governo Alcides dificulta transição!

POLÍTICA
 
 
Eliton reclama do ‘ritmo’ de Alcides 
Coordenador da equipe de tucano diz que ainda não teve resposta do pepista a pedido de audiência 
 
Uma semana depois de pedir audiência ao governador Alcides Rodrigues (PP), o coordenador da equipe de transição do governo eleito, vice-governador eleito José Eliton (DEM), reclamou ontem pela primeira vez do ritmo governista para "questões de Estado". O democrata falou que não quer "picuinhas" no processo de transição e criticou a resposta de Alcides sobre um possível fluxo negativo no caixa do Estado, levantado nesta semana pela comissão formada pelo governador eleito Marconi Perillo (PSDB). 
 
Na quarta-feira, o governador afirmou que "falta um tempão" para a mudança de governos. Alcides usou a capacidade de endividamento do Estado - disse que, quando assumiu o cargo, Goiás não podia buscar empréstimo e hoje tem direito a captar até R$ 5 bilhões - para responder à equipe marconista que não há possibilidade de fluxo de caixa negativo do governo. 
 
Para Eliton, o que deve ser tratado agora é a transição. "Até para evitar discussões que são estéreis, tentando confundir a opinião pública quando se discute fluxo de caixa e faz qualquer referência à capacidade de endividamento do Estado - questões que são absolutamente incompatíveis", atacou.  
 
O vice-governador diz que a pressa "é dos goianos" e reclamou que "até hoje (ontem)" Alcides não acenou com resposta ao pedido de audiência nem com sua equipe para conduzir a transição. 
 
"Gostaríamos de ter uma transição harmônica, e não picuinhas individuais de qualquer natureza", disse Eliton. Sobre ações de Marconi, que já anunciou obras, show no Reveillon e exposição no Centro Cultural Oscar Niemeyer antes mesmo de assumir o cargo, o vice-governador disse que "não tem conhecimento formal" sobre elas e, portanto, não comentaria o assunto.  
 
 
Transição

 
As declarações de Eliton foram dadas durante visita à bancada aliada do governo eleito na Assembleia Legislativa, realizada na presidência da Casa, para solicitar informações sobre a Lei Orçamentária Anual e projetos em tramitação que provocam impacto financeiro no Estado nos próximos anos. Da equipe de transição de Marconi, acompanharam o vice-governador eleito José Carlos Siqueira, Antônio Faleiros e o deputado estadual Daniel Goulart (PSDB).
 
 
Os deputados Honor Cruvinel (PSDB) e Hélio de Sousa (DEM), além do presidente Helder Valin (PSDB), participaram da reunião. A principal preocupação do governo eleito está sobre uma mensagem, aprovada em primeira votação, que altera planos de carreira de servidores da Educação, Detran, Cidadania, Agência Prisional, entre outras categorias, além da criação de cargos. 
 
"Só no Detran, eles querem criar 110 cargos de advogado", destacou Daniel. O tucano ressalta ainda que as alterações não apontam, no projeto, o impacto financeiro para o Estado e que isso é inconstitucional. 
 
"Isso foi aprovado em primeira votação em época eleitoral. Eles colocaram tudo em apenas uma mensagem, de forma que não era para entender mesmo, era só para votar. Quem tentasse entender isso aqui, perdia a eleição", argumenta Daniel. 
 
Segundo o deputado, eventuais mudanças na lei orçamentária ainda não foram definidas. Manobra da oposição volta a impedir votação. Pelo segundo dia consecutivo, a bancada de oposição esvaziou o plenário da Assembleia Legislativa e não permitiu quórum para votar projeto de lei do governo que altera planos de carreira de servidores do Estado e cria cargos. A sessão ordinária foi aberta às 15 horas com 19 parlamentares e encerrada 30 minutos depois, sem quórum para apreciação de matérias. 
 
O líder do Governo na Casa, Ernesto Roller (PP), levantou dúvidas sobre a verdadeira intenção do vice-governador eleito, José Eliton (DEM), ter marcado sua visita à presidência da Assembleia justamente no horário da sessão. 
 
"Tomara que não seja mais uma manobra do PSDB para esvaziar o plenário na hora da votação. Por que não fazer essa visita em outro horário, fora do momento de trabalho?", questionou Roller. 
 
O líder do Governo diz que tentará novamente colocar o projeto em pauta, na próxima terça-feira, e desafiou deputados marconistas: "Veremos o que farão. Se votarão as matérias ou se esconderão covardemente no esvaziamento do plenário". 
 
Durante a sessão, três projetos da governadoria foram lidos e encaminhados às comissões técnicas. Um deles cria escola em tempo integral no município de Silvânia, outro autoriza a receber doação onerosa de imóvel em Rio Verde e um terceiro que altera lei de incentivos fiscais.(N.L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário