quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lúcia Vânia: Enem está lamentável!





Política & Justiça


Lúcia Vânia critica descaso do governo federal com o Enem
Em audiência realizada no Senado com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, tucana classifica como lamentável o fato de haver tumulto na avaliação pelo segundo ano seguido

Da redação 

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) classificou como lamentável o fracasso do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, durante a audiência pública realizada nesta terça-feira, 16, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual o ministro da Educação, Fernando Haddad, prestou esclarecimentos a respeito de problema nas provas aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro último. “O que aconteceu foi um total descaso com o Enem por parte das autoridades. É lamentável que um importante concurso como esse tenha sido um fracasso pelo segundo ano consecutivo”, ressalta a parlamentar. 

Os problemas decorreram de falhas de montagem de um dos cadernos da prova, o que levou os estudantes a se depararem com textos repetitivos e falta de questões. Além disso, os cartões de resposta foram impressos de forma invertida, fato que não foi comunicado à maioria dos candidatos. Em 2009, houve fraude na gráfica em que foram impressas as provas, quando foram violados os lacres e algumas questões vazaram. 

A senadora comentou que os estudantes que fizeram o Enem não podem ser prejudicados. “A falta de organização é muito grande e providências devem ser tomadas para que esses casos nunca mais tornem a ocorrer. Estudantes se prepararam para o Enem. O que aconteceu foi um descaso que não podemos aceitar.” 

Lúcia Vânia lembra ainda que, além de avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem é usado como processo seletivo para muitas instituições públicas de ensino superior, principalmente as universidades federais. “Somente em 2010, cerca de 3,4 milhões de estudantes fizeram o Enem, um programa criado no governo Fernando Henrique e que deveria ter sido melhorado no atual governo, mas que por incompetência de alguns, está caindo em descrédito.” 


Senadora cobra recursos para instalação da Sudeco 

Em audiência pública realizada ontem na Comissão Mista de Orçamento (CMO) para discutir o Orçamento da União para 2011, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) cobrou do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a liberação do quadro de funcionários e o aporte de recursos que viabilizem o efetivo funcionamento da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “Ele respondeu que os recursos para a instalação da Sudeco já estão consignados no Orçamento para o próximo ano.” 

Lúcia Vânia acrescentou que ainda não foram divulgados os valores destinados à Sudeco. Ela explicou que é preciso saber de quanto será o montante. “Vamos analisar se será necessário aumentar esses recursos. Queremos saber se o que foi consignado é suficiente para a instalação da Sudeco. Se for o caso, vamos trabalhar para conseguir um valor mais expressivo.” 

O ministro Paulo Bernardo respondeu que o quadro de carreira dos funcionários da Sudeco só não foi remetido ao Congresso ainda por conta do recém-encerrado período eleitoral. “Nós não mandamos para cá (Congresso Nacional) o quadro de carreira dos funcionários da Sudeco porque a legislação eleitoral não permite que seja feito, mas isto está consignado na proposta orçamentária para 2011. A previsão está assegurada no OGU.” 

A parlamentar lembrou que a Sudeco existe desde janeiro de 2009, somente no papel, quando foi sancionada pelo presidente Lula. Lúcia Vânia, que é vice-presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), explicou que para começar a funcionar de fato é preciso que haja dotação orçamentária. “A partir de 2011, a Superintendência passa finalmente a funcionar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário