terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marconi Perillo: Governador eleito de Goiás!!





Política & Justiça


Marconi promete governo de união 

Daniela Gaia e Taynara Borges 

Em seu primeiro discurso como governador eleito do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse à multidão de mais de 15 mil pessoas na Praça Cívica que fará um governo de união. “A partir de agora os palanques estão desarmados. Goiás unido pelo próprio povo. Vou fazer o melhor governo da vida dos goianos”. 

Emocionado e sem voz, Marconi chegou à Praça Cívica às 20h20 acompanhado da esposa Valéria Perillo e das filhas Isabella e Ana Luísa. Ao subir no trio elétrico para discursar ao povo, Marconi não conteve a emoção e chorou quando viu a multidão que o ovacionava e aplaudiam sua vitória. O governador eleito agradeceu a Deus pela conquista e a Valéria, quem carinhosamente chamou de “meu amor”. 

“Obrigado a cada um de vocês por terem acreditado na nossa utopia, nosso sonho, nossa esperança e nossos projetos. Foi uma campanha dura e árdua. Enfrentamos muitas dificuldades, mas mostramos aos goianos que podemos governar Goiás pelos próximos anos. Faremos o governo com sabedoria, com união e amor a Goiás e aos goianos”, disse Marconi. 

Marconi discursou ao lado dos senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), o deputado estadual e presidente regional do PSDB, Daniel Goulart, os deputados federais Luiz Bittencourt (PMDB) e Carlos Alberto Leréia (PSDB), que receberam o governador eleito com muita festa e emoção. Ao final, todos deram as mãos e juntamente com o público começaram a gritar um dos slogans da campanha: “bom pro povo é Marconi de novo”. Os presentes também ficaram emocionados e várias pessoas choraram no momento que Marconi acenava e manda beijos e abraços em agradecimento ao apoio e ao voto. 

Marconi foi eleito pela terceira vez ao governo de Goiás, com 52,9% dos votos válidos, marca histórica na política goiana. Pela segunda vez, o tucano enfrentou o candidato Iris Rezende (PMDB) que teve 47% dos votos. Em 1998, quando foi eleito pela primeira vez e derrotou o peemedebista, Marconi tinha 35 anos e foi o governador mais jovem de Goiás. 


Goianos mantêm tradição e comemoram eleição na Praça Cívica 

Ainda antes da apuração total dos votos, milhares de pessoas mantiveram a tradição de saudar o novo governador eleito às portas do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica da Capital. Curiosos, famílias, militantes e aliados políticos de Marconi Perillo (PSDB), ao final da contagem dos votos, aguardaram até à noite a aparição e o pronunciamento do futuro governante do Estado. 

Uma multidão tomou conta da praça, que se coloriu de azul e amarelo com bandeiras, fogos de artifícios e trios elétricos que cantavam o jingle não muito amistoso: “O Tempo Novo tá chegando de novo e Cidinho tá caindo fora”. Regadas à cerveja e batata frita, vendidas pelos camelôs, as pessoas entraram em clima de festa. 

Estes componentes, somados à demora da principal atração da noite, ocasionou transtornos, principalmente na cobertura realizada pela imprensa. Na entrada da Praça, dezenas de pessoas se colocaram à espera de Marconi, o que teria sido uma das causas do atraso. “O senador está esperando um momento seguro para aparecer”, comentava-se nos bastidores, onde se comentou também que ele estaria em casa, em Pirenópolis, ou ainda em Anápolis... 

Foi também nos bastidores que se comentou a instabilidade e os anseios da equipe de Marconi frente ao resultado final das eleições. “Esta reta final foi muito apertada, principalmente no interior. Foi uma campanha muito difícil. Iris é uma personalidade muito forte em Goiás”, admitiu uma pessoa ligada ao staff do tucano. 

Ao chegar, o governador eleito foi recepcionado por um batalhão de jornalistas e militantes. Todos se acotovelaram para se aproximar de Marconi, que tentava subir no trio para discursar. Visivelmente assustado com a recepção, Marconi se encaminhou rapidamente para o palanque, onde lideranças políticas, amigos e familiares o aguardavam. 

Em cima do trio, afônico, ele pronunciou algumas palavras para todos aqueles que o esperavam. Ao seu redor, deputados e senadores aliados, e integrantes de sua campanha e amigos acenavam para o público, que, em sua maioria, desconhecia a fisionomia de muitos deles. Entretanto, todos pareciam pertencer a uma mesma família. Tanto no palanque quanto no chão, as pessoas se abraçavam e se cumprimentavam qual companheiros de longa data. 

Ao final do breve pronunciamento de Marconi, o público continuou no local, onde bandas locais se apresentaram até altas horas, celebrando a participação goiana em uma das maiores festas da democracia de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário