segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Marconi Perillo: homem de palavra!!

 
 
 
 
POLÍTICA
Marconi define eventos no Niemeyer
Em visita ao centro cultural, tucano acerta com empresa reparos necessários para realização de exposição e shows

Fabiana Pulcineli
 
Na primeira visita ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, desde que o inaugurou, em março de 2006, o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) acertou ontem com engenheiros da Warre - empresa responsável pela obra - e com o artista plástico Siron Franco a exposição a ser aberta no dia 2 de janeiro.
 
O proprietário da Warre, engenheiro Paulo Daher, que acompanhou a visita, garantiu que a empresa fará adequações e reparos nos espaços para garantir, além da exposição, o show que Marconi promoverá na virada do ano, após tomar posse na Assembleia Legislativa.
 
A assessoria do governador eleito, que viajou ontem à tarde para Jerusalém, não soube informar como será o pagamento dos serviços a serem prestados pela empresa. A reportagem tentou, sem sucesso, contato com Daher. Em fevereiro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apura suspeitas de superfaturamento na obra, recomendou a realização de nova licitação para a conclusão dos serviços. Daher criticou a decisão à época. O governo abriu licitação em agosto, mas não houve empresa interessada.
 
Ao visitar o centro, que recebeu poucos eventos e foi fechado em 2009, permanecendo com obras paralisadas, Marconi criticou o atual governo. "O que houve aqui foi um crime. Deixaram esse monumento à cultura fechado durante quase cinco anos. É inacreditável", disse.
 
O centro foi entregue na despedida de Marconi do governo para se candidatar ao Senado, em 2006. O tucano afirma que deixou mais de 90% da obra finalizada para seu então vice-governador, Alcides Rodrigues (PP), a quem entregou o comando do Estado, terminar. Já Alcides alega que o processo ficou parado no TCE e o atraso foi provocado pelas investigações.
 
O tucano disse que não terá dificuldades em abrir o centro no início de seu governo. "No geral, ele está pronto", disse.
 
Siron, Marconi, Daher e engenheiros estiveram no centro pela manhã, em visita que durou cerca de 40 minutos. A exposição Segredos será no Museu de Arte Contemporânea. Segundo os engenheiros, serão necessários serviços básicos e reparos para garantir a realização do evento.
 
"É claro que temos de dar uma olhada em quase toda a estrutura. Aparelhos de ar-condicionado sem funcionar durante quase cinco anos certamente terão de passar por uma manutenção", disse Marconi. "Mas vamos definir um calendário para que haja a melhor utilização possível deste espaço", completou.
 
Relatório técnico do TCE apontou a existência de infiltrações generalizadas nos muros de arrimo, na laje do teto do subsolo do prédio da administração e no teto do Palácio da Música, além de trincas e fissuras na fachada do museu onde ocorrerá a exposição.
 
Segundo a assessoria de imprensa de Marconi, Siron se disse contente com a possibilidade de trazer a exposição para Goiânia depois do sucesso alcançado no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. "Será a minha primeira exposição de grande porte em Goiás. Antes eu não tinha espaço para mostrar meu trabalho. O Museu do Oscar Niemeyer é perfeito para que possamos expor as 17 pinturas e as cinco esculturas que compõem esta mostra", afirmou.
 
 
Show
 
Marconi reafirmou ontem que vai promover shows para festa de virada do ano no centro. Ele prometeu durante a campanha eleitoral que faria a transmissão do cargo no local, mas Alcides Rodrigues não aceita a proposta, que diz "soar como provocação".
 
A intenção do tucano é tomar posse no primeiro minuto de 2011, na Assembleia Legislativa, e seguir para o centro. Não foi definido ainda se haverá a solenidade de transmissão do cargo, que tradicionalmente ocorre no Palácio das Esmeraldas. "Vamos fazer a virada do ano em alto estilo. Nossa posse será comemorada junto com o povo", afirmou o tucano.
 
No Twitter, depois da visita, Marconi disse que realizará "um grande show que terá a participação de artistas de renome". A assessoria não soube informar quais artistas vão participar e também como será o pagamento.
 
O tucano viajou à tarde para Jerusalém, onde deve permanecer por dez dias. Enquanto estiver fora, a equipe de transição continuará trabalhando na definição de metas para o início do governo e nas mudanças a serem implantadas pelo novo governo. Ao retornar, Marconi vai intensificar conversas para definir a equipe de auxiliares, a ser anunciada na segunda quinzena de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário