quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Marconi Perillo: cautela!





POLÍTICA

Marconi levanta dúvidas sobre acordo 
Tucano diz que, se eleito, vai examinar todos os detalhes de empréstimo para ver se não há artigo que possa lesar o Estado

Núbia Lôbo 

Assim que soube da concretização de empréstimo com o governo federal para pagamento de dívidas da Celg, o candidato a governador Marconi Perillo (PSDB) levantou dúvidas sobre a eficiência e a legalidade da negociação. O tucano ressaltou que não tem informações detalhadas sobre a operação, afirmou que houve pouca transparência sobre os termos do acordo e falou de sua preocupação com um eventual comprometimento da capacidade de endividamento do Estado. 

As declarações foram dadas ao POPULAR, ontem, logo após a entrevista que Marconi concedeu ao Jornal Anhanguera 2ª Edição. O tucano questionou ainda a capacidade do Estado de pagar o empréstimo e destacou que cerca de 20% da receita já estão comprometidos com débitos do governo. 

"É preciso ver se os contratos estão previstos na legislação estadual e federal, se estão de acordo com o que estabelece a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e se as leis aprovadas na Assembleia estão de acordo com o termo do acordo que está sendo feito. Se eu for eleito, vou examinar isso tudo. Qualquer cláusula ou artigo que possa lesar o Estado será questionado", afirmou Marconi. 

Na entrevista à TV Anhanguera, Marconi comentou ainda o apoio do governador Alcides Rodrigues (PP) ao candidato a governador Iris Rezende (PMDB), que deve ser anunciado hoje. O tucano disse que a posição de Alcides, vice-governador de suas duas gestões estaduais, "não muda muito" o processo eleitoral e que já esperava a atitude do ex-aliado desde o primeiro turno. "Eu respeito a posição dele", disse, citando apoios já recebidos da base alcidista que acompanhou o candidato Vanderlan Cardoso (PR). 

Marconi falou ainda das suas propostas para saúde, trânsito e transporte. O candidato acusou a Prefeitura de Goiânia de não ter soluções criativas para a engenharia de trânsito e se comprometeu a estudar a legislação para buscar maior responsabilidade ao Estado sobre a gestão do transporte na Região Metropolitana. 

No final do programa, atendendo a um pedido do apresentador Jackson Abrão, Marconi se comprometeu a fazer um balanço anual do cumprimento de seu plano de governo - que tem mais de 500 propostas - no Bom Dia Goiás, se ganhar as eleições. 

Apoio


O vice-governador Ademir Menezes (PR) fez um ato público ontem, em Aparecida de Goiânia, para mostrar que está ao lado de Marconi neste segundo turno. O republicano aderiu à campanha tucana há quase uma semana e já vinha pedindo votos para o candidato em seus redutos eleitorais.
 

Ademir disse que conversou com Alcides para explicar sua decisão, que o leva para lado oposto ao do governador: "Estive conversando com o governador, com Vanderlan, com o presidente do meu partido, Sandro Mabel. Todos eles souberam entender. Cada cidade tem sua peculiaridade e a nossa aqui não poderia ser diferente". 

Em Aparecida, o grupo de Ademir é ferrenho opositor à gestão do prefeito Maguito Vilela (PMDB), fiel aliado de Iris Rezende. 


Túlio diz que pedirá voto para tucano 

O vereador Túlio Maravilha (PMDB) declarou ontem que vai trabalhar pela vitória de Marconi Perillo (PSDB) e contra o candidato de seu partido, Iris Rezende. Túlio disputou mandato de deputado estadual nestas eleições e perdeu com 4.526 votos, número 56% menor do que a votação recebida pelo peemedebista em 2008 - 10.401 votos. 

Túlio justificou falta de companheirismo no PMDB. "Senti-me desprotegido. Na política ninguém anda sozinho. Para eles, sou apenas mais um", reclamou.(N.L.) 


POPULAR e CBN fazem debate com candidatos 

Lídia Borges 

Os candidatos ao governo de Goiás que disputam o segundo turno destas eleições estarão face a face na próxima semana para um novo debate. Mais uma vez, internautas que acompanham a página do POPULAR no Facebook e que seguem o Twitter do jornal - além dos seguidores da rádio CBN Goiânia - poderão destinar perguntas diretamente a Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), que estarão no anfiteatro da Organização Jaime Câmara (OJC) no dia 21, quinta-feira, para responderem às questões. 

O debate, realizado pela CBN Goiânia e pelo Face a Face do POPULAR, será transmitido ao vivo pela rádio, a partir das 9h30. Quem preferir, pode acompanhar pelo portal Goiasnet (www.goiasnet.com). O evento terá cerca de uma hora e meia de duração e será dividido em três blocos, mediado pelo apresentador Luiz Geraldo. 


Blocos

O primeiro bloco será reservado a oito questões dos internautas, selecionadas previamente pela organização e sorteadas no momento do debate, entre Marconi e Iris (quatro para cada).
 

No segundo bloco, candidato pergunta para candidato e há ainda uma rodada de questionamentos de jornalistas da OJC. O último bloco repete o formato do anterior e será encerrado com as considerações finais de cada candidato. 

As regras foram aprovadas e assinadas por assessores de Marconi e Iris na segunda-feira e enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) ontem, para homologação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário