terça-feira, 12 de outubro de 2010

Marconi Perillo: um marco na história de Goiás!

 
 
 
 
Política & Justiça
 
 
“Goiás possui duas etapas: antes e depois de Marconi”, diz Serra
Multidão segue candidato à Presidência em caminhada na Capital. Tucano projeta crescimento do Estado 
 
Daniela Gaia
 
Em visita a Goiânia, o candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), afirmou que Goiás tem uma história de desenvolvimento antes e depois da gestão de Marconi Perillo (PSDB) à frente do governo do Estado. “A história recente de Goiás tem duas etapas: antes e depois de Marconi. Claro que ele vai ser conhecido por outras coisas que vai realizar, mas Marconi modernizou o Estado, desenvolveu a industrialização, fez políticas sociais inovadoras, inclusive o Bolsa Família antecipadamente. Marconi é um homem de muito vigor que ama muito seu Estado. Marconi tem apoio político grande no Senado com três senadores (Demóstenes Torres/DEM, Lúcia Vânia/PSDB e caso seja eleito ao governo, seu suplente Cyro Miranda/PSDB) e vai ter a mim como aliado. Serei um parceiro, porque Goiás indo para frente o Brasil também vai”, disse.
 
Em uma recepção calorosa, Serra esteve em Goiânia na tarde de ontem. O presidenciável foi recebido por milhares de simpatizantes e moradores do Centro em frente à Praça do Bandeirante e caminhou pela Avenida Anhanguera cercado de militantes e políticos aliados da campanha tucana. A movimentação foi tão grande que Serra, Marconi e os políticos que os acompanhavam andaram apenas um quarteirão e tiveram que mudar os planos, seguindo o trajeto em cima do trio elétrico. “Gostaria de falar primeiro da minha alegria de ter vindo a Goiás nesse começo de segundo turno. Estar aqui é ganhar mais energia, entusiasmo e força política porque Goiás é um Estado locomotiva do Brasil por causa de sua agricultura e indústria. Goiás precisa é de mais investimento do governo federal para que possa prosperar com rapidez e contribuir ainda mais para o desenvolvimento brasileiro.”
 
Serra disse ter ficado satisfeito com os votos que recebeu em Goiânia, liderando à frente da candidata Dilma Rousseff (PT). “Estou muito otimista com a votação do segundo turno. Pelas manifestações espontâneas que senti hoje (ontem) nas ruas, de pessoas que saíram nas janelas dos apartamentos e nos saudaram com entusiasmo e alegria. Ao mesmo tempo pelo retorno dos nossos aliados e companheiros de política de que as coisas aqui andam bem.”
 
O candidato voltou a falar que o aeroporto de Goiânia é prioridade, para que seja construído um terminal “à altura do desenvolvimento do Estado”. Serra disse também que pretende trabalhar em parceira com Marconi, caso sejam eleitos.“Goiás precisa comunicar com o Mato Grosso por meio da duplicação da BR-060, levar a Ferrovia Norte-Sul até São Paulo para chegar aos portos para favorecer a exportação e gerar empregos em Goiás. A construção do metrô e de um anel viário para a Capital para que futuramente não enfrente os mesmos problemas das cidades maiores.”
 
 
Debate
 
Sobre a postura mais ofensiva de Dilma no debate da Band no domingo (10), Serra afirma ter ficado surpreso com a atitude da candidata. “Campanha é para discutir propostas para que os eleitores comparem os candidatos. Campanha é para que cada um apresente o que fizeram e o que pretendem fazer pelo País. A campanha é o melhor lado da disputa eleitoral e não atacar reiteradamente a família de candidatos.”
 
Em um balanço da caminhada em Goiânia, Marconi disse que a visita de Serra foi positiva e que demonstra o compromisso do presidenciável com o Estado. “Serra tem por Goiás uma relação muito próxima, pois é amigo dos políticos goianos e conhece profundamente os nossos problemas e demandas. Fiquei impressionado com a acolhida que tivemos nas ruas, prédios, calçadas e comércio. Por onde Serra passa é bem recebido. Isso é um grande sinal da vitória que teremos dia 31 de outubro.”
 
Políticos como os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), o candidato a vice-governador José Eliton  (DEM), os deputados tucanos Leonardo Vilela e Carlos Alberto Leréia, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz acompanharam a caminhada. Além de diversos prefeitos, deputados e lideranças foram prestigiar o presidenciável.
 
Jovens com a cara pintada de verde, amarelo e azul movimentaram a caminhada com uma grande bandeira do Brasil, com adesivos da campanha de Serra e Marconi. Uma bandeira com as cores do arco-íris representando o Movimento dos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transsexuais e Simpatizantes estampava a foto de Marconi e esteve presente durante toda a caminhada.
 
 
“Quero realizar um governo de união”

O candidato à Presidência, José Serra (PSDB), disse que pretende fazer uma administração unida em prol do desenvolvimento do País, caso seja eleito. “Estou confiante e tenho esperança de que podemos fazer um governo de união no Brasil. Somar as regiões e forças políticas dentro do Congresso Nacional, as aliadas e as da oposição. A oposição deve ser tratada com civilidade, como adversária e não como inimiga. Vou mobilizar o que aprendi na vida e aplicarei na presidência.” Na passagem por Goiânia, na tarde de ontem, Serra caminhou na Avenida Anhanguera em companhia do candidato ao governo do Estado Marconi Perillo (PSDB) e aliados da campanha tucana, em ritmo de segundo turno. Serra disse que pretende dar continuidade aos programas desenvolvidos pelo presidente Lula e criticou ainda a situação das empresas estatais.
 
“Tudo que eu encontrar será mantido e reforçado. O que não estiver bem será corrigido. Por exemplo, fortalecerei as empresas estatais que estão enfraquecidas pela privatização política, ou seja, pela corrupção, pelo empreguismo e negócios. Vou estatizar os Correios e Telégrafos, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Banco do Brasil que estão funcionando como empresas privadas, sendo que o dono de cada uma delas é o povo brasileiro. Tenho muita fé de que iremos construir um novo Brasil”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário