quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Marconi Perillo:Face a Face!

POLÍTICA
Marconi e Iris participam amanhã de debate do POPULAR e CBN 
Candidatos ao governo farão perguntas entre si e responderão a questões feitas por internautas e jornalistas da OJC, em 3 blocos, com transmissão ao vivo e aberta na web

Lídia Borges 

Os governadoriáveis Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) têm encontro amanhã, às 9h30, no anfiteatro da Organização Jaime Câmara (OJC), no debate Face a Face O POPULAR e CBN Goiânia. Durante uma hora e meia, os dois candidatos que disputam o governo de Goiás neste segundo turno vão responder a questões de internautas e de jornalistas da OJC, além de perguntarem entre si. 

O sistema de áudio da rádio será estendido até o anfiteatro para que a transmissão seja ao vivo. O debate também será transmitido pela internet, cuja capacidade de acessos pelo sites do jornal e do Goiasnet foi ampliada para que qualquer internauta (não apenas assinantes) possam acompanhar o evento, explica o gerente de mídias interativas da OJC, Alberto Salat. 

Na página inicial do POPULAR On-line e do Goiasnet haverá um link para acesso ao debate. Até o meio-dia de hoje, internautas podem enviar perguntas para os candidatos pelas páginas do jornal no Twitter e no Facebook, e também do Twitter da CBN Goiânia. 

As imagens gravadas do debate ficarão disponíveis, a partir de sexta-feira, na página do POPULAR On-line na versão Flip, que é um recurso em que o leitor pode "folhear" o jornal pelo computador. 

Formato
O debate terá três blocos. No primeiro, Iris e Marconi terão dois minutos para responder a cada uma das oito perguntas de internautas (quatro perguntas para cada candidato), selecionadas previamente pela organização. O mediador do debate será o editor-chefe do POPULAR, João Unes, que sorteará ao vivo a ordem das perguntas destinadas aos dois debatedores.
 

No segundo bloco, candidato pergunta para candidato, com direito a réplica e tréplica. Há ainda uma rodada de questionamentos dos jornalistas da OJC Cileide Alves, editora-executiva do POPULAR, e Luiz Geraldo, apresentador da CBN Goiânia.  

O último bloco repete o formato do anterior, mudando apenas a ordem de respostas e acrescentando dois minutos para que cada candidato faça suas considerações finais. 

Ouvintes da CBN Goiânia foram convidados para acompanhar pessoalmente o debate no anfiteatro, informa a coordenadora de radiojornalismo da OJC, Mariani Ribeiro. Os ouvintes vão assistir ao evento junto com 20 assessores das equipes de Iris e Marconi e com a imprensa.  

No dia 28, Marconi e Iris se encontram em novo debate de propostas realizado pela OJC, na TV Anhanguera. A eleição para o governador e presidente é no dia 31.   

Os debates são considerados estratégicos para os candidatos na disputa pelo voto, especialmente em disputas de segundo turno, em que os postulantes se enfrentam diretamente, sem outros adversários na disputa. 


TRE aplica multa em tucanos 

Carla Borges 

Em sessão realizada ontem à tarde, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou duas representações feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aplicou multas aos candidatos a deputado estadual Júlio da Retífica e Honor Cruvinel por plotagem total de carros, procedimento considerado propaganda irregular pela legislação eleitoral. 

Outra representação do MPE, contra a coligação do candidato Iris Rezende (PMDB), teve o julgamento suspenso por pedido de vista do juiz João Batista Fagundes Filho. O MPE sustentou que o comitê central do candidato, na Avenida T-4, no Setor Bueno, está irregular. 

A relatora, Doraci Lamar, acatou o pedido e disse que a colocação de painéis dos candidatos e a pintura de todo o prédio em tons de vermelho e amarelo configura prática vedada, com efeito semelhante a de outdoor. A juíza pediu aplicação de multa. O julgamento deve prosseguir hoje. 


Prefeitura 

Na segunda-feira, o juiz Alexandre Magno de Almeida suspendeu veiculação de propaganda da Prefeitura, no rádio, que estaria promovendo a candidatura de Iris. O pedido foi feito pela coligação de Marconi Perillo (PSDB). O juiz entendeu que o prefeito Paulo Garcia (PT) usou da prerrogativa de poder para promover Iris. No final de cada peça era inserido o slogan de quando Iris ainda era prefeito: Prefeitura de Goiânia, o trabalho que você vê.
 

Ontem, a coligação de Marconi entrou com ação de investigação eleitoral contra o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), Iris e seu candidato a vice, o deputado Marcelo Melo. A coligação alega que no dia 6 de outubro, Gomide teria reunido servidores do município no prédio do centro administrativo municipal para, segundo a ação, "convencê-los a prestarem serviços à campanha de Iris, além de estabelecer estratégias de sua campanha naquele município". A ação ainda será apreciada pelo TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário