domingo, 17 de outubro de 2010

Marconi Perillo: liderança se amplia!





Política & Justiça


Marconi tem 12,2% de frente sobre Iris 
Candidato do PSDB tem 56,1% dos votos válidos e lidera disputa. Tucano também vence no levantamento espontâneo 

Márcia Abreu 

Primeira rodada da Pesquisa Serpes/O Popular no segundo turno divulgada ontem mostra o candidato do PSDB, Marconi Perillo, com 56,1% das intenções dos votos válidos contra 43,9% do governadoriável Iris Rezende (PMDB). Em comparação com o primeiro turno, Marconi ampliou seu percentual em 9,77 pontos percentuais, já que recebeu nas urnas 46,33% dos votos válidos. O candidato do PMDB, que obteve no primeiro turno 36,38% dos votos válidos, ampliou o percentual em 7,52. 

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 15 de outubro. Foram entrevistados 1.001 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada, Marconi aparece com 52,9% dos votos contra 41,9% de Iris. O tucano lidera o segundo turno da disputa pelo governo de Goiás com 11,5 pontos percentuais. De acordo com a pesquisa, 3,5% dos eleitores estão indecisos e 2,2% afirmam que votariam branco ou nulo. 

No levantamento espontâneo, Marconi também lidera. O tucano aparece com 51,9% das intenções de voto contra 40,2% de Iris. A frente é de 11,7% pontos percentuais. Os eleitores indecisos somam 5,7% da espontânea; 2,2% afirmam que votaria branco ou nulo. Na divisão da espontânea por regiões, a pesquisa mostra que o candidato do PSDB lidera em seis regiões e está empatado tecnicamente com o candidato do PMDB em Goiânia.  Quanto à rejeição, Iris tem 3,4% percentuais a mais que Marconi. O peemedebista é mais rejeitado com 23,4%. De acordo com a pesquisa, 56% dos eleitores dizem não rejeitar nenhum dos dois candidatos; 1,7% não souberam responder a pergunta. 

Marconi Perillo (PSDB) lidera seis das sete regiões em que a pesquisa Serpes/O Popular está dividida. Iris Rezende por sua vez, aparece à frente em Goiânia que é o maior colégio eleitoral do Estado. O peemedebista tem 50,2% das intenções de voto na Capital contra 46,2% de Marconi. Os eleitores indecisos e os que afirmam que votarão nulo ou branco são 1,8% cada. 

No Centro, onde ficam as cidades de Anápolis e Aparecida de Goiânia, o tucano lidera com 10 pontos de vantagem, tem 51,4% das intenções de voto contra 41,4% do peemedebista.  A vantagem de Marconi é um pouco menor no Norte do Estado, de 9 pontos. O tucano tem 51% dos votos contra 42% de Iris. Na região Sudeste, Marconi tem 9,1 pontos de vantagem sobre Iris. Aparece com 51,8% das intenções diante de 42,7% do candidato peemedebista. Eleitores indecisos e que votarão nulo ou branco são de 1,8% cada. As regiões do Entorno de Brasília, Sul e Noroeste são as que Marconi aparece com maior vantagem sobre Iris. No Entorno, tem a maior frente, com 31,2 pontos. A frente de Marconi no Noroeste do Estado é de 17,5 pontos percentuais. Pesquisa Serpes mostra que o tucano tem na região 57,5% diante de 40% de Iris. Os indecisos somam 2,5%. Já no Sul, a vantagem do tucano sobre Iris é de 16,4 pontos. O candidato do PSDB aparece com 56,4% e Iris tem 40%. 

No levantamento por sexo, faixa etária e nível de instrução, Marconi aparece com mais intenções de voto entre as mulheres, os eleitores mais jovens e com curso superior. Já o peemedebista Iris tem pontuações parecidas entre homens e mulheres e aparece melhor à medida que o eleitor é mais velho e tem pouco grau de instrução. 

Tucano recebe resultado com alegria e prega humildade 

Assim como as demais pesquisas publicadas, Marconi Perillo recebeu os números com alegria, porém pregou humildade e “pés no chão”. Para o tucano, é preciso muita força para continuar firme com o trabalho. Ao repercutir a pesquisa, o candidato falou sobre a dificuldade de enfrentar os governos federal e estadual e prefeituras fortes (como a de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Goianésia, cujos  prefeitos são aliados de Iris). “Recebo com alegria o resultado. Friso, todavia, que é preciso humildade e muito trabalho para vencer uma eleição difícil. Afinal de contas, nós enfrentamos a máquina federal, a máquina do governo estadual e prefeituras municipais.” “É uma eleição difícil, mas confiamos muito no trabalho que foi feito quando eu fui governador e, principalmente, no semblante das pessoas que me recebem por toda parte com muito carinho, com alegria no rosto e com confiança.” O senador disse que irá trabalhar dobrado para conquistar a confiança do eleitorado, onde a pesquisa mostrou empate técnico na Capital. “Vamos continuar com o que foi feito até agora, trabalhar em Goiânia e mostrar o que já foi feito e o que vamos fazer pela cidade. A diferença aqui já foi superior a 30%”, disse o tucano. 

Frente do candidato do PSDB é de 500 mil votos 

Os números da pesquisa Serpes mostram que Marconi é o candidato a governador preferido de 2.148.593 eleitores aptos. Iris Rezende tem a preferência de 1.681.507 eleitores. A diferença entre eles chega a 467.048 eleitores. Cerca de 89.355 eleitores estariam dispostos a não votar em nenhum e 142.156 eleitores ainda não teriam escolhido candidato. O eleitorado de Goiás soma 4.061.613 eleitores aptos. Esse é o universo de aplicação da pesquisa Serpes, conforme consta na metodologia divulgada pelo instituto. 

Não se leva em conta eleitores que por um ou outro motivo deixam de votar, fato somente conhecido e mensurado após o fechamento das urnas. Os percentuais da pesquisa Serpes indicam que 52,9% dos eleitores indicaram preferência por Marconi. Iris recebeu a indicação de 41,4%. A diferença entre eles é de 11,5%. Em relação aos votos válidos, Marconi estaria com 56,1% e Iris 43,9%. 

Serra abre sete pontos sobre Dilma 

Pesquisa Serpes/O Popular mostra que o candidato tucano à Presidência da República, José Serra, lidera a disputa em Goiás no segundo turno. Serra aparece com 50% das intenções de voto contra 43,1% da candidata petista Dilma Rousseff. A frente do tucano é de 6,9 pontos percentuais. O levantamento foi feito entre os dias 11 e 15 de outubro. Serpes ouviu 1.001 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos votos válidos, José Serra tem 53,7% dos votos válidos contra 46,3%. 

De acordo com a pesquisa, 3,5% dos eleitores estão indecisos e 3,4% afirmam que votariam branco ou nulo se tivessem que ir às urnas hoje. Na comparação com o resultado do primeiro turno em Goiás, Serra tomou a frente das intenções de voto. Quando as urnas foram abertas, Dilma pontuou 42,23% dos votos válidos e Serra, 39,49%. Agora, o Serpes mostra que o tucano tem 53,7% dos votos válidos (o levantamento exclui indecisos, branco e nulo) e a petista 46,3%. 

No levantamento feito por regiões, Serra vence na Capital, no Centro, no Entorno e no Sul do Estado. Já Dilma lidera no Norte. Os presidenciáveis estão empatados tecnicamente nas intenções totais de voto no Noroeste e Sudoeste Goiano. Na semana passada, Serra esteve em Goiânia e realizou caminhada no Centro da Capital ao lado de Marconi Perillo. O candidato à Presidência teve recepção calorosa na Capital e, na ocasião, Marconi afirmou que a onda azul já estava tomando conta de Goiânia. O tucano continua crescendo e passa a incomodar a petista Dilma. Na última pesquisa Datafolha, a candidata de Lula apareceu com 47% diante de 41% de Serra. O PSDB continuará  investindo no Estado – Geraldo Alckmin e Aécio Neves virão a Goiás.

Um comentário:

  1. Com essa parceria Marconi e Serra.. o Estado entrara de vez para um crescimento grandioso sustentável.

    Marcus Nogueira Cabral

    ResponderExcluir