sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Marconi Perillo: mudanças na campanha!

O Popular

POLÍTICA

Marconi e Iris mudam foco do marketing
Tucano promete adotar tom emotivo no horário eleitoral, enquanto peemedebista vai ressaltar seus pontos fortes

Bruno Rocha Lima e Núbia Lôbo

Em busca do tom mais acertado para conquistar o eleitorado goiano, o candidato a governador Iris Rezende (PMDB) endurece as críticas contra o adversário e Marconi Perillo (PSDB) muda o marketing da campanha prometendo tom mais emotivo e resposta rápida para todos os ataques. Além do trabalho nos bastidores para atrair o apoio de Vanderlan Cardoso (PR), os candidatos ao governo de Goiás discutiram ontem estratégias que vão usar no horário eleitoral gratuito, que inicia no rádio e na TV na próxima segunda-feira (leia reportagem nesta página).

A campanha tucana terá outra cara e, provavelmente, outro marqueteiro. Adriano Gehres, que fez o programa eleitoral de Marconi no primeiro turno, não fechou esta segunda etapa. O coordenador financeiro da campanha, Jaime Rincon, recebe hoje dois marqueteiros que vêm de fora do Estado para negociar o trabalho. "Temos estas três opções, os dois que virão a Goiânia e Adriano, que ficou de pensar em alguns detalhes. Contratar alguém de Goiás está descartado", disse Jaime.

Diferente do primeiro turno, o programa e o material gráfico da campanha terão a figura de José Serra (PSDB), inclusive um novo jingle com o nome do tucano será produzido. Jaime disse que foi "um erro de estratégia" não ter destacado antes a ligação entre Serra e Marconi e ressaltou a boa votação do presidenciável em Goiás, inclusive com vitória em Goiânia sobre a adversária Dilma Rousseff (PT).

O primeiro programa deve trazer Marconi agradecendo os votos que teve no primeiro turno e aprofundando nas propostas. "O programa precisa ser mais pedidor de voto. O nosso programa tinha uma qualidade muito boa (no primeiro turno), mas era muito técnico", avalia Jaime.

O coordenador não descarta um embate com Iris. "Há uma determinação de não partir para a agressão, mas não vamos deixar acusações serem repetidas sem dar uma resposta, como foi com os temas Celg e déficit. Demoramos demais a responder", afirma.


Propaganda para o governo começa na 2ª

Lídia Borges

Os candidatos ao governo de Goiás que disputam o segundo turno voltam a se apresentar na propaganda eleitoral no rádio e na TV na segunda-feira, três dias depois dos presidenciáveis, que retomam os programas hoje. Nesta etapa das eleições, os candidatos terão o mesmo tempo de participação: dez minutos para cada um, duas vezes ao dia, inclusive aos domingos, que eram livres da propaganda no primeiro turno.

Os 20 primeiros minutos dos blocos serão sempre dos candidatos a presidente, seguidos dos concorrentes a governador. O primeiro a se apresentar entre os governadoriáveis é Marconi Perillo (PSDB), que teve o maior número de votos.

O critério foi definido ontem à tarde, num acordo feito entre representantes das coligações, durante reunião realizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), na presença de juízes eleitorais. A ordem se inverte no dia seguinte, quando Iris Rezende (PMDB) inicia a participação, e assim alternando sucessivamente.

Marconi e Iris também terão direito a realizar 15 inserções ao longo do dia na programação de rádio e TV - as chamadas pílulas. Cada inserção terá 30 segundos, num total de sete minutos e 30 segundos diários para cada coligação. Até 29 de outubro, último dia para veiculação da propaganda eleitoral antes da votação do segundo turno (dia 31), cada candidato terá usado 285 pílulas.

Assim como no primeiro turno, a TV Anhanguera e a Rádio Brasil Central serão as emissoras geradoras da propaganda e responsáveis por repassá-la às demais emissoras. Segundo o juiz auxiliar da propaganda, Alexandre Guerra, continuam valendo as regras quanto à propaganda, que não pode ferir o meio ambiente, nem imputar fato criminoso ou difamatório ao concorrente. "O humor é permitido, desde que não denigra a imagem do outro candidato", afirma.

Para Carlos Maranhão, um dos coordenadores de marketing da campanha de Marconi, como o tempo da propaganda no segundo turno será maior, as propostas poderão ser melhor esclarecidas ao eleitorado. "Vai ser possível se aprofundar nos temas", diz. Maranhão afirma que a campanha será focada principalmente naquele eleitorado que não foi conquistado no primeiro turno e nos municípios em que o tucano teve menor votação.

O coordenador de marketing da campanha de Iris, Hamilton Carneiro, diz que a igualdade e o aumento do tempo entre os candidatos exigirão maior criatividade para elaboração dos programas eleitorais.

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