quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Marconi Perillo: Educação é prioridade!





Política & Justiça

Marconi diz que vai priorizar Educação em seu governo
Candidato do PSDB realiza reunião com profissionais de ensino e assume compromisso de valorizar professores da rede e estabelecer piso salarial 

Da Redação 

Aproximadamente mil gestores, professores e administrativos da educação de todo o Estado se reuniram ontem em um grande ato de apoio ao candidato Marconi Perillo (PSDB) na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás, na avenida 85, Setor Serrinha. Marconi estava acompanhado da deputada e professora Raquel Teixeira (PSDB), ex-secretária estadual de educação e de ciência e tecnologia em seus governos, do deputado estadual Daniel Goulart, presidente estadual do PSDB, do suplente de deputado Afreni Gonçalves (PSDB) e do professor Dalson Borges, ex-subsecretário metropolitano de Educação e outras lideranças políticas como prefeitos, ex-prefeitos e secretários municipais de Educação. 

“Se no primeiro governo já demos atenção à educação e priorizamos os programas sociais, o nosso próximo governo será o governo da educação, da creche ao ensino superior”, propôs Marconi. No encontro, que reuniu representantes das 38 subsecretarias de todo o Estado, o candidato foi ovacionado quando disse que alguns políticos se gabam de apenas fazer asfalto. E que é fácil fazer asfalto, basta contratar uma empreiteira. Para o tucano, asfalto e obras físicas são muito importantes, ele mesmo fez muitas em todos os cantos de Goiás. “Mas governar é construir cidadania, e garantir as bases e as pontes para o futuro”, disse sob gritos e aplausos. 

Segundo Marconi, é obrigação do Estado investir em segurança pública, habitação, saúde, saneamento, energia, mas principalmente investir na qualificação e na formação de crianças e jovens. O tucano prometeu que vai fazer convênios  com as prefeituras para que as mães trabalhadoras tenham creches dia e noite para seus filhos; vai valorizar os professores do ensino fundamental; apostar no ensino médio trazendo cursos de formação tecnológica, usando a rede já existente, se necessário contratando professores e usando espaços ociosos e turnos ociosos para os cursos de acordo com a vocação de cada região, e a necessidade de mão de obra qualificada para empresas e segmentos; vai cuidar do Plano de Carreira, data base e das perdas salariais dos profissionais da educação. Lembrado pela deputada Raquel, Marconi voltou a garantir que o dinheiro da educação irá diretamente para o caixa da secretaria. 

“Vamos ter um piso salarial diferenciado. Nosso piso será acima do piso salarial  nacional e será também para os aposentados.” Marconi foi muito aplaudido quando disse que não vai construir nada novo enquanto não colocar tudo para funcionar direito, as escolas que precisam de reformas, as que precisam de bibliotecas novas, ou completar as bibliotecas já existentes, completar os laboratórios de  informática, de ciências e de línguas. 

“Depois, nós vamos concluir as obras já iniciadas. Eu não vou deixar obra iniciada no governo anterior sem concluir, por conta de birra política.” Nesse momento alguém gritou “muito bem, Marconi”, e puxou mais aplausos da plateia que ouvia atenta o discurso do candidato. Ele garantiu também que vai dar autonomia administrativa e financeira para a UEG completar os equipamentos, concluir todas as unidades da UEG que foram abandonadas pelo atual governo (Aparecida de Goiânia, Trindade, Edéia, Inhumas, praticamente nas mesma condições que foram deixadas há quatro anos e meio) e depois construir mais unidades que faltam. 


Servidores elogiam governos do tucano e agradecem apoio 

“Eu vim aqui para ouvir e para apoiá-lo porque há 30 anos estou na educação e sou testemunha de que Marconi foi o melhor governador que já tivemos”, declarou a diretora Cremilda Rodrigues, de Piracanjuba. Professora de uma escola na região Noroeste de Goiânia, Maria Vanda há 15 anos trabalha na educação, e concorda que Marconi foi o melhor governador para os servidores. “Ele é humano, cuida da gente e foi o que pagou os melhores salários. Não vou viajar no feriado e vou pedir para meus colegas que não viagem também, para votarmos nele”. Uma das organizadoras do ato de apoio, a professora Solange Andrade, de Goiânia, contou que todos os gestores e simpatizantes vieram do interior com recursos próprios. “Muitos viajaram em seus  carros e, em outros casos, alugaram ônibus e ratearam as despesas. Fizeram isso porque acreditam em Marconi.” 

A deputada Raquel Teixeira  avaliou que o evento foi um sucesso e que o volume de profissionais presentes representa retribuição a Marconi, pois nenhum governador valorizou professores e servidores com tamanho cuidado. Para Raquel, mais que o dinheiro que ele canalizou para a educação, a presença em massa representa a forma respeitosa que ele vê cada aluno e cada professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário