quarta-feira, 6 de outubro de 2010

José Serra: proximidade com o PV de Marina Silva!

Diário da Manhã

Política & Justiça

Coligação de Serra fecha mais acordos com o PV no 1º turno


Na disputa pelo apoio dos eleitores da candidata do PV, Marina Silva, o tucano José Serra conta com a vantagem de sua coligação ter fechado mais acordos políticos regionais com os verdes no primeiro turno do que os de sua adversária, a petista Dilma Rousseff. No primeiro turno da campanha, os verdes tiveram aliança formal com PSDB, DEM ou PPS em sete Estados: Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Do outro lado, o PV apoiou diretamente aliados de Dilma em cinco Estados: Acre, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará.

Nas outras 15 unidades federativas, o partido lançou candidatura própria independente ou ficou neutro, sem apoiar nenhum dos parceiros diretos dos dois candidatos. Além de ter fechado mais coligações formais com os verdes, Serra leva outra vantagem na briga pelos votos dados a Marina. Nos três maiores colégios eleitorais do Brasil, o PV já tem uma sintonia política bastante grande com o PSDB, o que poderá influenciar a decisão do partido. Em São Paulo, o PV lançou Fábio Feldman ao governo local, mas a parceria com o PSDB e DEM já funciona na prefeitura da capital, onde Eduardo Jorge, do PV, ocupa a secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Em Minas Gerais, Marina também teve palanque próprio com o lançamento da candidatura de José Fernando Aparecido. Mas sua candidatura foi confirmada apenas para reforçar a campanha local do partido e ajudar os deputados. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário