sábado, 16 de outubro de 2010

Marconi Perillo: liderança no segundo turno!





POLÍTICA



Serpes: Marconi está 11,5 pontos  à frente de Iris 

Carlos Eduardo Reche 

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera o segundo turno da disputa pelo governo de Goiás com 11,5 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), mostra a primeira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR sobre a corrida do dia 31 de outubro, realizada entre os dias 11 e 15. O tucano tem 52,9% dos votos, diante de 41,4% do peemedebista (veja quadro). 

Segundo a pesquisa, 3,5% dos eleitores estão indecisos e 2,2% afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto se as eleições fossem hoje. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores em todo o Estado. A margem máxima de erro é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. 

No cálculo dos votos válidos - em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos -, Marconi tem 56,1% das intenções e Iris, 43,9%. Na comparação com o resultado do primeiro turno, o tucano ampliou seu porcentual em 9,77 pontos porcentuais - ele saiu das urnas com 46,33% dos votos válidos. Já Iris ampliou o porcentual obtido nas urnas em 7,52 pontos porcentuais - havia terminado o primeiro turno com 36,38% dos votos válidos da eleição. 

Regiões
Marconi lidera a disputa do segundo turno em seis das sete regiões em que está dividida a pesquisa, afirma o Serpes. Iris está à frente em Goiânia. Assim, o desempenho dos candidatos nas regiões é semelhante ao registrado nas pesquisas do primeiro turno da disputa.
 

Em Goiânia, maior colégio eleitoral do Estado, Iris lidera com 4 pontos porcentuais de frente sobre Marconi. O peemedebista tem 50,2% das intenções de voto e o tucano aparece com 46,2%. Os eleitores indecisos e os que afirmam que votarão em branco ou nulo são 1,8% cada. 

Nas Regiões Central, Norte e Sudoeste, os desempenhos de Iris e Marconi são semelhantes. No Centro, onde ficam Anápolis e Aparecida de Goiânia, Marconi lidera com 10 pontos de vantagem. O tucano tem 51,4% e o peemedebista, 41,4% das intenções de voto. Os indecisos somam 5,2% e 1,9% afirma que votaria em branco ou nulo. 

No Norte, a vantagem de Marconi é um pouco menor, de 9 pontos. Ele alcança 51% dos votos e Iris tem 42%. Os eleitores indecisos somam 5% e 2% afirmam que votarão em branco ou anulariam o voto. Na Região Sudoeste, o candidato do PSDB tem 9,1 pontos de frente sobre o adversário peemedebista. Marconi aparece com 51,8% das intenções, diante de 42,7% de Iris Rezende. Os eleitores indecisos e os que afirmam que votarão em branco ou nulo são 1,8% dos eleitores cada, mostra a pesquisa Serpes.

Marconi aparece com frente mais ampla de intenções de voto em relação a Iris no Entorno de Brasília e nas Regiões Sul e Noroeste. No Entorno, a vantagem do candidato tucano sobre o peemedebista é de 31,2 pontos - sua maior frente nas regiões. Marconi aparece com 61,2% das intenções, diante de 30% de Iris. Os eleitores que afirmam estar indecisos somam 4,7% e os que dizem que votarão em branco e nulo são 4,1%.

No Noroeste, Marconi tem 17,5 pontos porcentuais de frente. Ele aparece com 57,5%, diante de 40% de Iris. Os indecisos são 2,5%.

No Sul, a vantagem de Marconi sobre Iris é de 16,4 pontos. O tucano tem 56,4% das intenções de votos totais e Iris aparece com 40%. Os indecisos são 1,8%, mesmo índice dos que dizem que votarão em branco ou nulo.

Na divisão da pesquisa por sexo, faixa etária e nível de instrução, Marconi tem mais intenções de voto entre as mulheres, os eleitores mais jovens e com curso superior. Iris tem índices semelhantes entre os sexos, aumenta seus votos à medida em que cresce a idade dos eleitores e cai o nível de instrução.


Dianteira se mantém na espontânea  

O senador Marconi Perillo (PSDB) mantém vantagem similar sobre o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) na pesquisa espontânea, em que o eleitor indica o candidato de sua preferência sem o auxílio de cartela de opções, mostra a primeira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR sobre a disputa de segundo turno para o governo de Goiás. O candidato tucano tem 51,9% das intenções, diante de 40,2% - frente de 11,7% pontos porcentuais, enquanto no levantamento estimulado é de 11,5 pontos.  

Os eleitores indecisos somam 5,7% da espontânea e 2,2% afirmam que votariam em branco ou nulo se o 2º turno fosse realizado hoje. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores entre os dias 11 e 15. A margem máxima de erro do levantamento é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Regiões e rejeição
Na divisão da pesquisa por regiões, Marconi lidera em seis e está empatado tecnicamente com Iris em Goiânia, com o ex-prefeito ligeiramente à frente. O tucano tem 45,7% das intenções na capital, diante de 47,5% do peemedebista - 1,8 ponto porcentual de frente.
  

A rejeição do eleitor a Iris é 3,4 pontos porcentuais maior do que a declarada em relação a Marconi, mostra a pesquisa. O peemedebista tem 23,4% de rejeição, diante de 20% do tucano. Segundo o Serpes, 56% dos eleitores afirmam não rejeitar nenhum dos dois candidatos ao governo e 1,7% não souberam responder à pergunta sobre a rejeição.

2 comentários:

  1. MARONI TEM QUE TRABALHAR, CASO CONTRARIO TEREMOS A DECEPÇÃO DE TER UM VELHO GAGA
    GOVERNANDO O ESTADO DE GOIAS.

    ResponderExcluir
  2. o Iris que nasceu cresceu em Goias todos os goianos o conhece...será quee precisava ainda o Lula montar QG em Goias para pedir aos Goianos que votm no Iris?????????????nem mesmo Baraque Obana salva o velho Iris nessa eleiçao...rsrssrsr

    ResponderExcluir