terça-feira, 5 de outubro de 2010

Marconi Perillo: Todos à luta pela vitória!

O Popular

POLÍTICA

Candidatos reveem estratégias

Fabiana Pulcineli

A discussão de novas estratégias para o segundo turno e a busca pelos votos de Vanderlan Cardoso (PR), terceiro colocado na disputa do primeiro turno, foram os focos dos candidatos ao governo Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) ontem.

Vanderlan já recebeu ontem ligações de interlocutores dos dois lados, enquanto se reunia com um grupo de apoiadores para traçar um caminho no segundo turno. O republicano vai se reunir hoje, às 17 horas, no Tamandaré Plaza, com prefeitos que o apoiaram na campanha - 59 foram convidados.

A reunião foi marcada para agradecer ao trabalho no primeiro turno, mas passou a ter na pauta uma consulta aos aliados sobre posicionamento na segunda fase da campanha. Depois de ouvir os prefeitos e presidentes de partidos - com quem também conversou ontem -, Vanderlan disse que vai se reunir com os dois candidatos. As reuniões, segundo ele, ainda não foram agendadas.

Vanderlan também voltou a conversar com o governador Alcides Rodrigues (PP), que reforçou a necessidade de ouvir os aliados antes de decidir. Nos bastidores, cresce a aposta de que Alcides ficará neutro na disputa, diante da resistência do PP em apoiar o PMDB, especialmente no interior, e das divergências do pepista com Marconi.

Vanderlan também teria intenção pessoal de se manter neutro, mas a pressão dos partidos e das lideranças para que acerte apoio a um dos candidatos é grande. O próprio presidente do PR, Sandro Mabel, disse ontem que é o ex-candidato quem comandará as negociações com os postulantes do segundo turno.

Mabel participou ontem de reunião de lideranças partidárias com o presidente Lula e com a presidenciável Dilma Rousseff, em que houve pedido de mobilização para o segundo turno. Ele afirmou, no entanto, que a definição da posição em Goiás vai depender da conversa de Vanderlan com os aliados e que a aliança com Dilma não vai ser prioridade na escolha.

Aliado de Iris, Mauro Miranda tentou ontem agendar reunião com Vanderlan e o governador para tratar do apoio.

Paralelamente à busca pela aliança com PR e PP, os candidatos ao governo discutiram ontem a agenda e a produção dos programas de televisão e rádio. O Tribunal Regional Eleitoral chegou a anunciar ontem que a propaganda voltará no dia 16, mas depois corrigiu, afirmando que a definição sairá de reunião com coligações, ainda não agendada.

O Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu o prazo entre hoje e o dia 16 para início da propaganda.


Marconi busca novo mote para campanha

Núbia Lôbo

Chegar a um novo mote de campanha, que sensibilize o eleitor e avance nas bases conquistadas pelos adversários, está entre os principais desafios da campanha de Marconi Perillo (PSDB), neste segundo turno da disputa pelo governo de Goiás. O que o candidato e aliados afirmam é que haverá mudança na forma de apresentar a candidatura ao eleitor goiano.

Paralelo a isso, Marconi e coordenadores de sua campanha estão conversando com lideranças do grupo que apoiou Vanderlan Cardoso (PR). Em entrevista ontem, Marconi ressaltou "a votação expressiva" do republicano e disse claramente que o procuraria para falar de alianças. Ao POPULAR, o tucano confirmou ter conversado ontem com o ex-governador Ademir Menezes (PR), entre outros políticos do grupo, mas que não havia nada definido.

Sobre uma possível conversa diretamente com o ex-adversário, Marconi disse que trataria o assunto com cautela. "Não liguei para o Vanderlan", garantiu.

Um novo ritmo de campanha será levado ao interior e à Região Metropolitana, com nova coordenação. O senador Demóstenes Torres (DEM) ficou responsável pelas atividades de Marconi em Goiânia e Aparecida, os maiores colégios eleitorais do Estado e onde o tucano perdeu para o adversário Iris Rezende (PMDB). "Estamos também falando com prefeitos de várias regiões do Estado, que apoiavam outra candidatura e agora querem apoiar Marconi. Mas só vamos divulgar os apoios quando estiver tudo certo", destaca Demóstenes.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) ficará com a coordenação da campanha junto aos prefeitos e ex-prefeitos aliados. "A todos os deputados federais eleitos, pedi que encontrassem uma função dentro da campanha", conta Marconi.

Uma reunião da coordenação deve acontecer hoje. Já Marconi vai passar esta terça-feira em viagem de agradecimento em alguns dos municípios onde teve votação expressiva: Anápolis, Luziânia, Itumbiara, Rio Verde e Catalão.

De volta a Goiânia, Marconi deve discutir os rumos do marketing da campanha. Carlos Maranhão, coordenador dessa área, diz que a comunicação da campanha cumpriu bem seu papel no primeiro turno. Mas afirma que haverá mudança de estratégia: "Não podemos ficar na mesmice".

Nenhum comentário:

Postar um comentário