sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Demóstenes Torres: sua vitória ajuda Marconi Perillo!





Política & Justiça

Demóstenes prega esforço para eleger Marconi no primeiro turno
Em reunião com equipe, candidato a senador ressalta humildade, afirma que adversários não devem ser vistos como inimigos e pede votos para o tucano

Da redação

Mesmo com a agenda apertada da reta final, o senador Demóstenes Torres (DEM) reuniu sua equipe para falar sobre os limites legais da campanha, principalmente no dia da eleição, e recomendar: “Vamos multiplicar os esforços para a vitória de Marconi Perillo (PSDB) a governador no 1º turno.” Demóstenes lembrou que não se deve dar vazão às conversas de “já ganhou” acerca dele mesmo ou de que haverá segundo turno, “a não ser na eleição de presidente da República”. Para Demóstenes, são diversas as vantagens para Goiás com a vitória de Marconi já no próximo domingo: “Uma campanha mais plebiscitária do que já está divide o Estado. Eleito agora, Marconi terá de 4 de outubro em diante para formar uma equipe de transição de governo, com tempo maior para executar o plano de governo a partir de 1º de janeiro de 2011.”

Demóstenes diz que pregar a vitória em primeiro turno não é se desfazer dos oponentes: “Eu mesmo já fiquei fora do segundo turno (em 2006, quando foi candidato a governador) e não me senti diminuído em nada por causa disso.” O senador comemora o fato de ter amigos em todos os partidos e respeita os mais diferentes nomes das coligações: “Claro que estou na campanha de José Serra presidente e Marconi governador, trabalhando pela reeleição minha e da senadora Lúcia Vânia, mas isso não nos torna inimigos dos demais concorrentes.” Demóstenes destaca inclusive os candidatos a governador Marta Jane e Washington Fraga, que “batalham para levar a mensagem de seus partidos”.

“Marta Jane é professora concursada da rede pública municipal, como eu também fui. Ser professor era meu grande sonho e passar no concurso da Educação me rendeu uma de minhas maiores emoções.” Demóstenes foi professor do antigo 1º grau, hoje ensino fundamental, em Goiânia até ser aprovado para o Ministério Público. Como sua primeira comarca foi em Arraias, hoje no Estado do Tocantins, teve de abdicar das salas de aula no Setor Urias Magalhães: “Se fosse mais perto (a cidade é a 700km da Capital), eu teria conciliado a carreira de professor de ensino básico com a de promotor, com toda honra.”

Como promotor, Demóstenes voltou a dar aulas, mas no nível superior. Para matar a saudade, o senador faz dezenas de palestras em colégios e ressalta que seu maior projeto no Senado é a Proposta de Emenda à Constituição 94, que apresentou no ano de estreia no mandato, 2003. A PEC torna obrigatório o ensino em tempo integral em todas as escolas. As teses do ensino o dia inteiro e da creche dia e noite foram levadas por ele a Marconi, que as adotou no plano de governo: “Com a vitória já neste domingo, a escola em tempo integral vai ser implantada ainda com maior rapidez”, prega Demóstenes.

Quanto a Fraga, Demóstenes diz que se lembra bem da luta dos irmãos Washington e Dilson, este falecido em acidente em abril de 2004. “Eles (os Fraga) se notabilizaram como sindicalistas sérios e verdadeiros representantes de sua categoria, defensores do patrimônio dos goianos, como a Celg e a Saneago.” Quando era procurador-geral de Justiça (teve dois mandatos, de 1995 até sair para ser secretário de Segurança, em 1999), Demóstenes abriu as portas do Ministério Público para as lideranças populares e se recorda da grande representatividade de Dilson Fraga. “O irmão (Washington) ser candidato a governador é um reconhecimento ao grande defensor do patrimônio público e também uma homenagem ao Wdilson, que se não tivesse sofrido o acidente estaria ainda hoje com sua voz firme em favor da sociedade.” Pouco antes de morrer, Wdilson articulava para lançar o irmão candidato a governador, o que agora se realiza. O senador diz que estará no lançamento do livro de contos de Dilson, publicação que é um sonho de Washington. “Gosto muito de histórias curtas e vai ser uma honra ler a edição póstuma do livro dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário