sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Marconi Perillo: amigo da Cidade de Goiás!





Opinião

Marconi Perillo e a cidade de Goiás

Gustavo Alberto Isac Perillo

O caso de amor de Marconi Perillo com acidade de Goiás é xodó antigo, secular, ancestral e atávico.

Quando Francisco Perillo aqui aportou no século XIX, trouxe consigo disposição para o trabalho, vontade de vencer na nova terra e bastante esperança; trouxe também, como bom italiano da Calábria, inteligência, sensibilidade e emoção.

Com esses atributos a emoldurar-lhe a personalidade, foi fácil apaixonar-se pelo novo lar e ao fincar os pés no generoso solo goiano, o fez de modo a fincar profundas raízes na terra e na alma goiana. Assim o amor de Marconi Perillo a Vila Boa de Goyaz não é gratuito, demagógico ou interesseiro. Tem profundidade e referências.

Mesmo assim, quando de sua primeira eleição, notava-se entre os vilaboenses, embora de forma camuflada, certo temor pelo fato, diziam, de a primeira dama, Valéria Jayme Perillo, ser pirenopolitana, oriunda de uma família de forte tradição política e notoriedade social. Ah! Os velhos fantasmas, as antigas rivalidades!

Como para desfazer toda a dúvida e preocupação, após a solenidade de posse perante o Tribunal Eleitoral em Goiânia, Marconi Perillo corre para Goiás, onde na presença dos mais representativos segmentos da sociedade vilaboense, assume de fato o governo do Estado, nem memorável sessão no Teatro São Joaquim.

Seguiu-se então na cidade de Goiás uma nova era administrativa: adotou o Hospital São Pedro, sem nunca interferir na autonomia de sua administração, construiu creches, criou novos cursos superiores (UEG), construiu da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), anseio secular da cidade, fortaleceu as regionais existentes, dentre outros benefícios.

Na ocasião, a cidade de Goiás já desenvolvia o processo para a conquista do título de Patrimônio da Humanidade e o novo governador assume toda a responsabilidade para a execução das obras necessárias para a conquista do tão sonhado título.

Quando da enchente que causou grande estrago ao centro histórico, foi um dos primeiros a chegar, levando a sua solidariedade ao povo vilaboense naquele momento difícil. Mobilizou a opinião pública nacional em prol da reconstrução da cidade, trouxe em visita oficial a cidade o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Seu governo deu grande visibilidade à antiga Vila Boa, convidando para participar das transferências simbólicas da capital destacadas personalidades do mundo político, social, econômico, artístico e cultural do Brasil.

Todavia, a sua grande obra na cidade foi indubitavelmente o Fica, evento de dimensão universal que exerceu papel de fundamental importância para a consolidação de nossa terá como Patrimônio Cultural da Humanidade, conforme título outorgado pela Unesco. Conta-se, que após abraçar a ideia do festival, o governador Marconi exclamou: “Mas esse evento tem a cara, o perfil da cidade de Goiás”.

Ante a incredulidade de alguns sobre as reais condições da cidade para sediar um evento de tamanha envergadura, Marconi foi taxativo: “É lá que vamos realizá-lo”.

Seu grande feito, foi, entretanto, no campo político. Quando se sua reeleição, quebrou o ciclo de históricas vitórias de MDB, posteriormente PMDB no município. Nem Mauro Borges, outro grande bem feitor de Vila Boa, conseguiu tal façanha. Sua vitória foi de tal monta que quebrou a espinha dorsal do PMDB na cidade. Até então, o partido politico de Ulisses Guimarães era imbatível e jamais havia perdido uma eleição ali.

A cidade de Goiás, por sua história, por suas tradições democráticas e libertárias, está novamente na vanguarda no retorno do governador Perillo, para que volte a ter a importância que lhe é devida e para que possa contribuir com idéias e pessoas num governo que, certamente, completará, o trabalho realizado em suas gestões anteriores, projetando o estado de Goiás no cenário nacional e proporcionado condições e dias melhores para todos os seus cidadãos.


Gustavo Alberto Isac Perillo é advogado formado pela UFG – extensão cidade de Goiás – preside o PSDB municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário