segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Diário da Manhã

Ainda não existe oposição a Marconi para as eleições de 2010

Apesar da comentada polarização entre Marconi e Iris, na disputa pelo governo de Goiás, ainda não existe definição de pré-candidatos oposicionistas, ao projeto do senador em 2010. Não se vislumbra com clareza, se disputará com Iris, Meirelles ou se terá também um terceiro candidato pela nova frente, apoiada pelo governador Alcides.

Enquanto o senador Marconi, do alto de sua juventude, aliada à inegável experiência em embates eleitorais, cumpre uma agenda de pré-candidato em eventos sociais, administrativos e políticos, que nenhum outro teria condições de executar nesse momento. Seus prováveis opositores vivenciam uma indefinição política jamais vista em Goiás.

O PMDB tem as opções de Iris e Henrique Meirelles, mas não poderá decidir nada antes do próximo mês de abril. Da parte do governador Alcides, as dificuldades de se escolher o candidato da nova frente, estão cada vez mais visíveis. O deputado Ronaldo Caiado, em entrevista recente, admitiu que o seu sonho político é governar Goiás, mas será difícil emplacar sua candidatura no núcleo alcidista, de vinculação lulista. O deputado Sandro Mabel é o de maior densidade eleitoral e o que mais aglutinaria, tem carreira política sólida, uma reeleição tranquila, visibilidade na política nacional, é relator da reforma tributária, líder de seu partido na Câmara dos Deputados e, provavelmente por isso, prefere aguardar o desenrolar dos fatos, para decidir se pleiteia ou não o governo.

O senador Demóstenes Torres tem afirmado que dificilmente haverá tempo para consolidar uma candidatura pela terceira via. A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, não faz oposição ao Governo Alcides e segundo declarações do deputado Sandro Mabel, tem vinte mil cargos comissionados, em posições estratégicas, para o atendimento de suas bases eleitorais. Por sua vez, a bancada do PMDB apóia administrativamente o governo, sem exigência de cargos, na expectativa de beneficiar-se do rompimento de Alcides com Marconi.

Ainda não existe oposição para as eleições de 2010, somente quando abril e junho chegarem teremos candidaturas reais que se oporão a Marconi. Até lá, o senador continuará sozinho na raia, construindo o seu projeto de voltar a governar Goiás.

Dalmy de Faria é advogado especializado em direito público e eleitoral. Escreve no DM às segundas feiras. (dalmydefaria@cultura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário