sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Gente não é lixo!

O Popular

Editorial

Gente e lixo

Como mostrou reportagem publicada ontem neste jornal, em Aparecida de Goiânia mais de 70 famílias que moram nas proximidades do aterro sanitário dependem do lixo para o sustento mínimo. Essa mesma circunstância ocorre em outras cerca de 90 cidades goianas.

Adultos, jovens e muitas crianças também entram escondidos no aterro sanitário de Aparecida em diversos horários e se arriscam buscando todo o tipo de material que possa ser vendido. Enfrentam uma situação insalubre, pois ali entram em contato com bichos mortos e dejetos perigosos, como lâminas e cacos de vidro.

Essa forma de sobrevivência de todas essas famílias é o retrato cruel de uma das decorrências da questão social no País, resultado de desequilíbrios e injustiças, com um quadro ainda grande de exclusão. Mas essa opção é humilhante e terrível demais para não despertar atenções do setor público.

O empenho pela geração de empregos e pela capacitação de pessoas com menor qualificação para o mercado de trabalho deveria se situar no topo das prioridades e, no entanto, geralmente há uma indiferença em relação a esse drama social.

Em Goiânia também existe outro tipo de alternativa de ocupação precária que é a dos catadores de papel. Os que catam lixo e os que catam papel nem mesmo podem ser classificados de exercer um subemprego, pois vivem uma situação muito mais insegura e de exclusão previdenciária inclusive.

Até quando persistirá a indiferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário