segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Marconi deseja Feliz 2010 aos goianos!


 Diário da Manhã

Artigo

Feliz Ano Novo, Goiás!

Chegamos ao fim de dezembro e é hora de fazer o necessário balanço do ano que se encerra. Infelizmente, fechamos a conta do ano com o fracasso da 15ª Conferência das Nações Unidas de Mudança do Clima, a COP-15, que pouco avançou no estabelecimento de consenso entre os 192 países participantes para conter o aquecimento global.

Mas 2009 foi um ano de conquistas, apesar das dificuldades que o mundo enfrentou. No caso específico do Brasil, vejo que avançamos em alguns pontos, embora tenhamos recuado em outros. O PAC, por exemplo, continua travado e obras importantes, como o Aeroporto de Goiânia, prosseguem vergonhosamente paralisadas.

Graças à estabilidade proporcionada pelo Real, o País sobreviveu à crise que fustigou o mercado internacional, embora sacrificando o seu crescimento econômico. O PIB caiu, as ações oscilaram na bolsa, mas a confiança dos brasileiros no futuro manteve-se sempre em alta.

Assistimos a explosão da violência urbana e o aumento exacerbado da criminalidade. Os domínios do tráfico de drogas expandiram-se como nunca, agindo impunemente à sobra da incompetência das autoridades e ameaçando a integridade das nossas famílias. O País passou a viver uma rotina de medo e terror.

Mesmo assim, notícias boas alegraram o povo brasileiro, principalmente na área do esporte, como o surpreendente desempenho da seleção de Dunga, que chega como favorita à Copa do Mundo da África do Sul, e a vitória da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos de 2016. A nota triste de tudo isso foi a exclusão de Goiânia da relação de cidades sedes das chaves da Copa de 2014, no Brasil.

No Senado, onde sou vice-presidente, enfrentamos muitos e graves problemas. Vimos a credibilidade da Casa sofrer abalos, mas o resultado final foi positivo, com a aprovação de propostas que vão melhorar a vida dos brasileiros. Não permitimos a criação de novos tributos e procuramos dar respostas às angústias da sociedade em questões importantes como Educação e Saúde.

Para 2010, mais que projetos, tenho sonhos. Por onde ando em Goiás – e tenho marcado presença em todos os cantos do Estado – vejo o brilho da esperança nos olhos de cada goiano. De minha parte, vou fazer tudo o que estiver ao alcance das minhas forças para que o Estado acelere o seu crescimento econômico e reparta com justiça os frutos do desenvolvimento, sobretudo para as parcelas mais humildes da população.

A vida, já dizia o poetinha Vinícius de Moraes, é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros. Como afirmei no Twitter: não faço política com ódio nem carrego ressentimentos no coração. Minhas mãos estão sempre estendidas para a conciliação e para o entendimento. E reafirmo que continuo na vida pública para somar, nunca para dividir.

É com o espírito elevado e aberto ao diálogo que me despeço de 2009 e dou boas-vindas a 2010, que, com a bênção de Deus, será um ano de grandes vitórias para o Brasil e, principalmente, para o nosso querido Estado de Goiás. Feliz Natal, leitores e leitoras do Diário da Manhã. Que Deus assegure um novo ano de muitas realizações para todos vocês.

Marconi Perillo é senador pelo PSDB (Twitter: @amarconiperillo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário