quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um exemplo de vida!

O Popular

Morre educadora Maria Antonieta
Fundadora da irradiação espírita cristã em Goiás, Maria Antonieta Alessandri morreu de enfarte, aos 91 anos, e foi sepultada ontem

Patrícia Drummond

Foi sepultado ontem, no Cemitério Jardim das Palmeiras, o corpo de Maria Antonieta Alessandri, mãe da deputada federal Raquel Teixeira (PSDB) e fundadora da Irradiação Espírita Cristã de Goiás. Dona Antonieta – como era conhecida – morreu no fim da noite de segunda-feira, aos 91 anos, vítima de um enfarte. Durante o dia, ela participou de um almoço de confraternização da comunidade espírita com o governador Alcides Rodrigues, no Palácio das Esmeraldas, onde mostrou-se bastante alegre e comunicativa, conforme disseram amigos e familiares.

“Ela parecia estar se despedindo de todos e de cada um, já que estávamos todos reunidos”, comentou o escritor Emídio Brasileiro, membro da Academia Espírita de Letras. “Dona Antonieta é insubstituível. No movimento espírita, em Goiás, há dois momentos: antes dela e depois dela”.

No domingo, dia 6, Maria Antonieta Alessandri tinha recebido homenagem, junto com a irmã, Sílvia, de 90 anos, na sede da Irradiação Espírita, durante o Natal Integrado das Obras Assistenciais da instituição, que fundou ao lado de Sílvia e de um grupo de amigos idealistas. A Irradiação surgiu como Centro Espiritualista Eclético Tenda do Caminho e foi rebatizada por Chico Xavier.

Pedagoga e filósofa por formação, desde a juventude Dona Antonieta dedicava-se a obras de promoção social. De origem mineira, de Monte Alegre, mudou-se para Goiânia em 1945, após casar-se com o médico cardiologista Clóvis Figueiredo. Por aqui, deixou uma imensa obra filantrópica e educacional, que inclui, entre outros, a Creche Dorothéa Ribeiro Guimarães, a Escola Espírita Tenda do Caminho, o Pré-Escolar Bezerra de Menezes, o Pré-Escolar Humberto de Campos, o Instituto Educacional Emmanuel, o Solar Colombino Augusto de Bastos e a Casa da Pequena Costureira. “Fisicamente, não teremos mais convivência diária, as orientações e orações, mas sabemos que, porque ninguém morre, o mundo espiritual ganha com a presença de Dona Antonieta, um exemplo de pessoa, honrosa, incansável e trabalhadora”, exaltou o presidente da Irradiação Espírita Cristã, Durval Bernardes de Souza. Além dos amigos e dos companheiros, estiveram presentes ao velório de Maria Antonieta o governador Alcides Rodrigues e o vice Ademir Menezes; o prefeito Iris Rezende; os senadores Marconi Perillo e Lúcia Vânia; deputados federais e estaduais de diversos partidos; secretários estaduais e municipais de governo; lideranças partidárias; os reitores da Universidade Federal (UFG), Edward Madureira, e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, além de professores ligados às duas instituições de ensino. Também participou do momento de oração, antes do sepultamento, o padre Robson Oliveira, reitor da Basílica de Trindade.

Dona Antonieta era viúva. Deixou cinco filhos: Raquel Teixeira; Eurípedes Figueiredo Alessandri, médico oftalmologista; Clóvis Figueiredo Alessandri, professor do Conservatório de Música de Colônia, na Alemanha; e Marcus Figueiredo Alessandri, terapeuta. Em 2008 por ocasião dos 70 anos do POPULAR, ela foi entrevistada para um caderno especial, por ser a assinante número dois do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário