sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Maconi: alternativas no entorno

O Popular

CAIXA DE PANDORA

Arruda deixa DEM e sepulta reeleição
Após perder recurso no TSE para se manter no partido, governador anuncia sua desfiliação

Folhapress

Goianos veem preservação em ato

Núbia Lôbo

Para capitalizar a saída do governador José Arruda do Democratas como consequência de uma postura exemplar do partido frente à crise política que se instalou no Distrito Federal (DF), lideranças do DEM afirmam que a expulsão era certa e que Arruda apenas antecipou o que aconteceria hoje na reunião da executiva nacional.

Até mesmo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que na semana passada levantava dúvidas sobre a punição de Arruda caso o voto fosse secreto, ontem afirmou que o governador do DF não tinha outra saída para evitar o desgaste de uma expulsão.

Desde a divulgação do mensalão do DEM no DF, Caiado e Demóstenes defenderam a expulsão de Arruda. “Para mim é um ganho. Uma pessoa que está sendo execrada pela população, não vejo qualquer prejuízo para o partido em perder um governador”, avaliou Demóstenes.

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) comemorou ontem o que para ele é a inauguração de “um novo momento na história do País” – a desfiliação de um governador por denúncias de corrupção. Até a noite de quarta-feira, Arruda ligava para vários líderes democratas na tentativa de se manter na legenda.

Sobre a carta que o governador do DF enviou ao DEM com o pedido de desfiliação, Caiado destacou trechos onde o ex-democrata diz que “não quer causar constrangimento ao partido”, lembra que “como em toda crise, sempre se fala em reforma política” e “que vai continuar lutando pela honra” (leia mais ao lado).

O partido agora passa a ser cobrado sobre a situação dos outros democratas envolvidos no escândalo do mensalão – o presidente da Câmara Distrital Leonardo Prudente e o vice-governador do DF Paulo Octávio. Caiado diz que o assunto será pauta de avaliação do partido, o que ainda não tem data definida para acontecer.

Sucessão 2010

O senador Marconi Perillo (PSDB), possível candidato ao governo de Goiás e que faria campanha casada com Arruda no Entorno de Brasília, disse ontem que o partido já está procurando novas alternativas de aliado no Distrito Federal para as eleições de 2010. “Fomos procurados por várias lideranças”, afirmou o tucano.

Marconi avaliou a desfiliação de Arruda como uma decisão “inteligente”, já que “era eminente a possibilidade de expulsão”. “Se ele errou, terá de pagar e já está pagando”, ressaltou.

Sobre possíveis prejuízos para a campanha de 2010 com a saída de Arruda do processo eleitoral, Marconi respondeu que a sua imagem está preservada e que a parceria administrativa do DF com o Entorno deve continuar. “Temos uma posição consolidada, uma ligação forte com a população e muita credibilidade”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário