terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Turismo em Copenhague!!

Diário da Manhã

O fracasso de Copenhague

A cúpula da Organização das Nações Unidas para discutir o clima em Copenhague, na Dinamarca, deu o que todo mundo esperava: absolutamente em nada. A COP-15 foi um verdadeiro fracasso, no qual os países ricos não quiseram ceder, os países em desenvolvimento não puderam ceder e o mundo continuará sofrendo com o descaso das autoridades internacionais com este grande problema ambiental.

Mas o maior de todos os retrocessos é, sem dúvida nenhuma, a ação do Brasil neste importante evento. Salvo o discurso improvisado do presidente Lula, que apesar de ser cheio de retóricas, pelo menos, teve coragem para dizer ao mundo que o evento seria um fracasso, as demais ações da delegação brasileira foram um verdadeiro conjunto de gafes fenomenais.

A primeira gafe foi na escolha puramente eleitoreira da ministra Dilma Rousseff para comandar a delegação brasileira. Eleitoreira porque o governo a escolheu apenas para que ela fosse um contraponto a ex-ministra e atual senadora Marina Silva. Ao contrário de Marina, Dilma não entende nada de clima, de sustentabilidade ou de meio ambiente. Seu conhecimento de ecologia se resume a pagar o jardineiro que cuida do seu jardim, se muito. Nesta escolha o governo Lula demonstra como será seu último ano de mandato: tentar enfiar goela abaixo dos brasileiros a sua candidata.

Dilma provou que estava na Dinamarca apenas fazendo campanha eleitoral quando convocou uma coletiva de imprensa na mesma hora que os chefes de Estado estavam reunidos, em uma reunião em que ela deveria participar.

Mas o pior estava por vir. Em um verdadeiro ato falho, Dilma disse em alto e bom som: “O meio ambiente é um obstáculo para o desenvolvimento sustentável.”

Meu Deus! É a esta mulher que o presidente Lula e os seus seguidores querem entregar o destino de nossa nação. E não estou falando de qualquer nação, o Brasil é o país que possui a maior floresta do mundo. Como investir em uma presidente que diz que o meio ambiente é um obstáculo para o desenvolvimento sustentável?

Isto quer dizer que para termos o maior rebanho do mundo ou sermos o maior exportador de grãos do mundo devemos derrubar a Floresta Amazônica, pois ela seria um empecilho para o desenvolvimento? Ou devemos deixar as indústrias agirem em nosso meio ambiente com sua poluição, pois elas geram renda e divisas para o nosso país, sem se preocupar com a nocividade de seus gases poluentes, já que o desenvolvimento não pode ser impedido pelo meio ambiente?

Não existe desenvolvimento sem o meio ambiente. Desenvolvimento sustentável não é apenas um modismo, é a discussão do presente mais importante e será também a do nosso futuro. Desenvolvimento sustentável é à busca do crescimento econômico sem a destruição do meio ambiente. É a convergência do homem que não pode deixar de crescer sem seu habitat. Infeliz do político que não tiver este conhecimento. Mais infeliz ainda é o povo que for administrado por alguém sem este conhecimento.

Ações governamentais não podem ser feitas baseadas em processo eleitoral. Senão, serão sempre recheadas de gafes monumentais, como esta da ministra Dilma. Se tomarmos esta decisão, a Terra e principalmente às gerações futuras agradecerão.

Fábio Sousa é deputado estadual pelo PSDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário