terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Iris boicota juventude!

Diário da Manhã

Opinião

A grande mentira do apoio de Iris à juventude

Eu pretendia dar por encerrada a polêmica com os assessores do prefeito Iris Rezende em torno da falta de entendimento do atual administrador de Goiânia com a juventude. Escrevi alguns artigos sobre esse tema, mostrando que Iris é um político distantes dos anseios das pessoas jovens, e esses funcionários comissionados do Paço Municipal até que tentaram, mas não conseguiram dar nenhuma resposta efetiva aos meus argumentos.

Mas eis que vejo na internet matéria em O Popular deste último domingo que joga uma pá de cal definitiva sobre a turma da Prefeitura. O jornal prova, com informações obtidas no Tribunal de Contas do Estado, que o município de Goiânia está sendo totalmente omisso nas políticas de atendimento aos adolescentes na capital, inclusive deixando dinheiro parado em conta, quando poderia utilizar o montante para projetos de apoio à juventude goianiense.

A situação é mais grave, segundo O Popular, quando se verifica que neste ano a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais já registrou 1.680 ocorrências com jovens, em Goiânia. Em 2008, foram 2000 casos envolvendo meninos e meninas, que, conforme a legislação em vigor, deveriam receber acompanhamento da família, investimento em educação e inserção no mercado de trabalho, tudo isso de responsabilidade da prefeitura municipal, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Além de manter mais de R$ 2 milhões de reais parados em conta bancária, em vez de aplicar em projetos e políticas para crianças e jovens, a Prefeitura de Goiânia ainda exige uma montanha de documentos das entidades que poderiam estar prestando atendimento especializado a essa faixa etária. Mas não é só a burocracia do município que atrapalha. Há também situações inexplicáveis, que cheiram a corrupção, nas quais verifica-se que recursos saíram da prefeitura para uma determinada instituição, sem contudo chegar ao seu destino. E muito pior do que tudo isso é a descoberta, pelo jornal, de que o dinheiro doado por empresas privadas para entidades de assistência social voltadas para adolescentes também é interceptado pela prefeitura e guardado no banco, em vez de ser entregue aos seus verdadeiros beneficiários.

Não tenho palavras e nem sei quais termos escolher para expressar a minha indignação – e com certeza a de toda a população de Goiânia – diante de fatos de tamanha gravidade como esses. Chego a sentir vontade de chorar ao reler os artigos dos funcionários das prefeitura, tipo Cristian Gomes, Walter Silva, Paulo Rassi, todos enaltecendo com belas palavras o suposto trabalho de Iris em favor das crianças e jovens que necessitam de atendimento na nossa capital. Agora, estão aí os números, levantados por um veículo de imprensa de credibilidade indiscutível, comprovando a grande falácia do apoio de Iris à juventude.

Portanto, creio que agora, finalmente, podemos dar a discussão por encerrada. Iris é Iris, ou seja, é um político distante dos interesses da juventude, incapaz sequer de garantir o atendimento dos jovens que necessitam de assistência urgente. Se o dinheiro para os programas de proteção das crianças e dos adolescentes, que dorme hoje nas contas da Prefeitura, fosse destinado ao asfalto, já teria sido gasto há muito.

Alguém duvida ?

Nivaldo Mello é artista plástico (taquaral@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário