segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Regressão

O Popular

Atuação de Lula no setor é criticada

Núbia Lôbo

Especialistas em administração pública que analisaram os dados da pesquisa sobre o funcionalismo feita pelo Ipea dizem que, apesar da tentativa de profissionalização do serviço público, o País regrediu nas políticas de melhoria da eficiência das atividades oferecidas. O mestre em administração pública José Ricardo Leal Lozano, diz que “a tentativa de profissionalização” do serviço público nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB,1995-2002) perdeu espaço no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ele (FHC) estabeleceu o modelo de carreira pública adotado na Inglaterra, quando o concurso público passou a ser utilizado.

Mas o patrimonialismo continuou e o gestor ainda acha que a administração é dele, e não pública”, pondera Lozano. “Os anos Lula trouxeram consigo o ideário de reestruturação do Estado com cunho social. Seja uma reforma ou uma reestruturação, é importante sabermos que elas sempre atendem aos interesses políticos de quem está na chefia dos Poderes Executivos”, completa diz o especialista em administração público, Giordano de Souza, da Alfa. Giordano destaca a luta contra o nepotismo como uma contribuição fundamental para reduzir os efeitos nocivos do abuso que políticos cometem na distribuição de cargos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) editou súmula vinculante no ano passado estabelecendo os parâmetros do nepotismo e declarando o caráter proibitivo da prática. “O nepotismo é uma mancha moral que enfraquece a autoridade pública e fomenta a injustiça social, distanciando representantes e representados”, afirma ele.(N.L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário